José Maria Neves
Embora não tenha dado a cara pela candidata do seu partido no Mindelo, na capital dançou com ela. JMN é um dos derrotados no Mindelo. Poderia ter vindo em auxílio de Janira e de Manuel Inocêncio quando ficou claro que em São Vicente, o que estava em julgamento era o desempenho do seu governo, em particular, a política do emprego. Não veio. Preferiu dançar funaná na Achada de Santo António enquanto o eleitorado mindelense que cativou durante 15 anos, debandava para o MpD e para a UCID atribuindo uma derrota humilhante ao seu partido. Uma derrota tão grande que não pode ter apenas a cara de Janira, a cabeça de Manuel Inocêncio e a teimosia de João do Carmo.
Janira Hopffer Almada
Perde em São Vicente porque disse que ia ganhar. Falha o seu principal objectivo. E falha os outros objectivos como “perder por pouco com o MpD”. Perde porque não entendeu que o seu adversário directo em São Vicente não era o MpD mas sim a UCID.Ao não ter entendido isso procurou e achou a derrota mais humilhante que o PAICV sofreu em São Vicente. Perder com o MpD é normal na nossa democracia, mas perder com a UCID e passar a ser a terceira força política na ilha não é normal e pode ter outras consequências. Quando o problema do PAICV era atingir o segundo lugar e tentar minimizar a derrota com o MpD, Janira apresentou no Mindelo um discurso de normalidade. Apresentou como bandeira o trabalho feito pelos governos do PAICV que lançaram os alicerces para outro patamar de desenvolvimento que no futuro seria efectuado com ela como Primeira-ministra. Mas esqueceu-se que essa estratégia foi usada em 2011 por JMN. “Sabemos que não fizemos tudo, por isso, pedimos a confiança e mais cinco anos para fazer mais”. E sabia-se que no Mindelo já não iria fazer sentido porque tinha dado mais cinco anos a JMN e os sanvicentinos estavam convencidos que foram defraudados. O resultado das urnas prova isso. E neste sentido JHA é mais vítima que a cara da derrota.
Manuel Inocêncio
Nem as três vitórias consecutivas que o PAICV alcançou em São Vicente ,graças ao seu trabalho e empenho, podem atenuar a derrota do dia 20 Março. Não por perder com o MpD, mas como perdeu. Se recebeu os louros das três vitórias tem que receber os cravos, os sapos, os espinhos. e as consequências que esta derrota acarreta. A seu favor só o facto que podia ter se reformado sem esta derrota humilhante, mas a partir do momento que aceitou ser o vice de Janira já se sabia que “o militante de todas as tarefas solicitadas pelo partido” ia cumprir mais uma missão. Isto, quando vozes sensatas e amigas lhe aconselharam a não entrar nessa luta, depois de ter sido candidato a presidência da república. Mas não ouvi e por isso se as eleições em São Vicente tem um perdedor o seu nome é sem dúvida Manuel Inocêncio de Sousa.
Alcides Graça
Pode o leitor perguntar o que faz o Alcides Graça, presidente da comissão política regional do PAICV, nesta galeria de perdedores. Mas está aqui por causa daquele ditado popular ” galinha que quer honra não coloca o rabo ao léu”. Graça, presidente da comissão política regional do PAICV, implorou para estar na lista dos deputados do seu partido, quando a direcção nacional não o queria . Colocou de lado o seu projecto autárquico para poder entrar na lista . Disse que entre ser candidato a presidente da CMSV, para perder com Augusto Neves, preferia ser candidato a deputado. Até aí, tudo bem. Mas quando aceita o quarto lugar na lista não procedeu como a galinha que querendo a honra não colocou o rabo ao léu. Agiu em sentido contrário, não se bateu para honrar o lugar de presidente da comissão política regional do PAICV, como fez o seu correligionário João Gomes que liderou o MpD em São Vicente, aceitou ficar num lugar menor que o desprestigiou. Mas o pior estava para vir: não foi eleito! O impensável aconteceu, o PAICV elegeu apenas três deputados e o presidente da comissão política regional do PAICV era apenas o quarto da lista. Alcides também perde.
Bem fete…. Chei de corda esse Alcides…. Já era tempo de sairem do poleiro!!!!!!!!!! Viva MPD, Viva Ulisses di nôs!!!!!!!!!!!
Sem djobê pa laduuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!! VIVA UCS, VIVA MPD, VIVA DR.JOAO, VIVA DR. AUGUSTO…. Cussá???? Engole-se!!!!
janira, Vitima??????. ha ha ha ha ha. palhaçada. Acrescenta a Lista de perdedores o Patcha que pensou que isto era carnaval. e quel mninha de Zé Maria (Filomena Martins), que ja tem um lugar garantido na parlamento, um pessoa que nô cre longe de S.Vicente……..
Inocencio estas convidado pa ‘ comer Canja e Pastel pela DERROTA .!! !DERROTA : DIZ TODO !!! Ainda tenho a ressaca do FESTEJO que fica atrelado com o Inquerito de fernan !!! Bom apetite!!!
Pois é… ess pessoal de PAI tava tão chei de si, is acreditá que gent de sãocent só pq is ta gostá e is sabé diverti com o carnaval, sanjon, etc is ca tava ser capaz de separá o trigo do jois e percebé que is qris inganas c`”Sãocent é especila”, por sinal bom musca …ma pa Carnaval, pa tcholdra. Ta repeti Saocent é especial sim pq el tem um pov maravilhoso, alegre, trabalhador e principalmente inteligente, sensato e ponderado. Ino cêncio tava prop inocente qdo el aceitá ser cabeça de lista. E Patcha é só um pau-mandado e demasiado ganancioso.É no que dá… Carnaval é Carnaval… ots cosa é ots cosa. Atençâo! Tenho dito! Teve até gente que durmi na cadeia na noite anterior às eleições. Bsot duvnha quem é?Triste figura! Não precisavas descer tão baixo.nego! Já bo perde bo norte…
Artigo de opinião sem nome do autor não deve ser levado a sério.