Carnaval de verão em São Vicente: Desfile promete brilho e intercâmbio cultural

8/08/2023 19:18 - Modificado em 8/08/2023 19:18

Em um espetáculo que celebra a tradição carnavalesca e estabelece laços culturais, a cidade de Mindelo se prepara para receber o Desfile de Verão nesta terça-feira, 08 agosto. Com início às 20 horas na Praça Dom Luís, o evento promete reunir uma fusão de cores, ritmos e tradições com a participação de grupos emblemáticos como Monte Sossego, Estrelas do Mar, Cruzeiros do Norte, Flores do Mindelo e a Escola de Samba Tropical.

O presidente da Escola de Samba Tropical, David Leite, destacou a singularidade do Carnaval de Verão, que se diferencia dos desfiles tradicionais realizados em fevereiro, em entrevista ao Notícias do Norte.

 “O Carnaval de Verão tem uma especificidade, diferente do desfile do carnaval tradicional no mês de fevereiro, tendo em conta que o seu carácter é de apresentar uma pequena ideia de como foi o carnaval em fevereiro passado”, disse este responsável que avançou que o seu grupo vai desfilar com cerca de 150 foliões que vão estar distribuídos em alas normais, apresentando também algumas figuras de destaque, como a porta bandeira, rainha de bateria e elementos mais importantes do desfile.

Leite ressaltou a natureza festiva do desfile, onde grupos da ilha se unem para uma celebração sem competição. “Este desfile tem um carácter de festa, com todos os grupos da ilha juntos. Vão brincar sem nenhum concurso, sem nenhuma disputa. Tendo em conta que temos uma delegação brasileira na ilha que vai estar também integrada no desfile. Esperamos que seja uma festa, um convívio entre a comunidade carnavalesca do Brasil e de Cabo Verde.”

O intercâmbio cultural também esteve no centro das atenções, com a Escola de Samba Tropical participando de jornadas de workshops desde a semana passada. “Os workshops foram uma troca de experiências do nosso carnaval e do Carnaval do Rio de Janeiro. Os técnicos vieram transmitir a forma como fazem o carnaval e como fazemos o nosso”, admite o presidente que acredita que este foi um enriquecimento de conhecimento.

Este responsável enfatizou a importância de aprender com os erros e sucessos dos outros. “É extremamente fortificante para nós acabarmos de ver os problemas que enfrentaram e que foram ultrapassados, a organização do próprio evento”, comentou.

David leite acredita que o carnaval de São Vicente cresceu nesta indústria,  “sem sair da nossa raiz, sem descorar da nossa identidade que é forte, fazendo com que o turismo ganhe, a ilha ganhe, as famílias ganhem e com isso transformar este evento um cartão de visita de uma forma bastante profissional”.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.