A formação para os membros das assembleias de voto inicia com 800 formandos. Destes, a maioria já tem uma vasta experiência, porém, o formador Nelson Maurício frisa que é sempre importante a reciclagem.
Na composição das mesas de voto destaca-se a participação dos professores, sendo estes a maioria dos participantes. Também se conta com a presença de alguns alunos, mas os docentes são os veteranos nas assembleias de voto e, não obstante a experiência, é sempre importante fazer algumas actualizações, diz o formador à RCV.
Nelson Maurício esclarece que a formação consiste em ensinar aos membros as funções a desempenhar e, principalmente, a instrução dos procedimentos a serem respeitados antes, durante e após as eleições, assim como capacitar os formandos de técnicas para que possam actuar correctamente mediante as diversas situações que venham a surgir nas legislativas de 2016. Neste sentido, o formador acrescenta que com a boa capacitação dos formandos e com o melhor conhecimento das suas funções, os membros das mesas de voto contribuirão para que as eleições no dia 20 de Março corram dentro da normalidade.
Só nesses momentos valorizam o professor.