Como anunciou o Capitão dos Portos do Barlavento, António Duarte Monteiro, à RCV, com a melhoria das condições do tempo foram suspensas as restrições aos barcos de se fazerem ao mar. Na última semana, ventos fortes e mar agitado levaram a AMP a suspender a saída de barcos, tendo mesmo que intervir nalgumas situações para que os barcos ficassem atracados em segurança nos portos.
“Como se pode verificar, o tempo parece ter apresentado alguma melhoria e já recebemos o boletim informativo que normalmente recebemos do Instituo Nacional de Meteorologia e Geofísica da ilha do Sal e estamos em crer que os barcos estão em condições de realizar as suas viagens em segurança”. Informa ainda que tinha sido suspensa, devido às condições do tempo, a saída do Ribeira de Paul que tinha como destino a ilha do Sal e que, com esta melhoria do tempo, já pode efectuar a sua viagem.
O mesmo aplica-se às embarcações de boca aberta. “Para as embarcações de boca aberta e como houve esta melhoria, as mesmas podem-se fazer ao mar, verificando-se claro, as medidas de segurança que em qualquer situação têm de fazer”.