A questão dos transportes marítimos em Cabo Verde é retomada com a situação de isolamento da ilha do Maio. O Director de Mobilidade e Transportes, Anastácio Silva, assegura que o problema já está resolvido, mas acredita que a solução para Cabo Verde passa por uma concessão marítima entre as ilhas.
“A perspectiva passa por duas concessões no máximo para explorarem o sector marítimo. Neste momento, com os barcos que temos, é impossível resolver porque Cabo Verde é um arquipélago, o mercado é frágil, disperso e os meios que nós temos não oferecem as melhores condições”, afirma Anastácio Silva à RCV. Acrescenta ainda que o Estado é obrigado a subsidiar essas linhas, mas é necessário um grande investimento.
No que toca aos problemas de ligação marítima, a ilha do Maio nestes dias tem sido o centro das atenções e fez com que a problemática do sector marítimo voltasse à “baila”, visto que a ilha ficou 19 dias sem transportes, assegura o Director de Mobilidade e Transportes. Porém, a situação já está regularizada e o navio Sotavento retomou a ligação desde o dia 17 de Fevereiro. Afirma ainda que o navio Sotavento vai para manutenção, mas a ligação marítima Praia – Maio será assegurada pelo navio Praia d’Aguada.
MENTIROSO. SABES QUE É IMPOSSIVEL. FOI O JOSÉ FORTES (ANTIGO PRESIDENTE DA AGENCIA MARÍTIMA QUE TE PAGOU PARA DIZERES ESSA MENTIRA. QUEM CONHECE A NOSSA MARÍNHA SABE QUE É MENTIRA O QUE ESTÁS A DIZER. PERGUNTEM AOS ARMADORES DE CABO VERDE. PERGUNTEM AOS TECNICOS FORMADOS DA AGENCIA MARÍTMA. O QUE QUEREM É ACABAR COM A NOSSA MARINHA.
O NAVIO SATAVENTO DEVIA TER SUBIDO NA DOCA E NÃO SUBIU. O TOY CRUZ DEVE TER RECEBIDO LUVA. NÃO VIRAM COMO ELE CHEGOU INCLINADO NO SAL. MAIS UM TRABALHO PARA O NOSSO SILVIO.