Os tripulantes do navio Sal Rei boicotaram por um período de seis horas uma viagem que tinha como destino as ilhas de São Nicolau e Santiago. Os funcionários do STM Lines reivindicavam o pagamento de três meses de salários. Por sua vez os passageiros revoltaram-se contra a situação até que a companhia marítima encontrou uma solução para o problema.
Passageiros do navio Sal Rei que faziam percurso São Vicente/São Nicolau e de seguida para a ilha de Santiago, na manhã de segunda-feira, ficaram retidos no caís Acostável do Mindelo até às 16 horas. Os passageiros deveriam seguir viagem para a ilha de São Nicolau às 10 horas, mas devido a um braço de ferro entre a tripulação e a administração da STM Lines, estes ficaram no cais à espera da resolução do conflito laboral.
De acordo com os passageiros com quem o NN falou “embarcamos no navio por volta das 9 horas, porque uma hora depois seguiríamos viagem para a ilha de São Nicolau. Mas, o navio não saiu a hora marcada e deste modo quisemos saber o porquê do atraso. Fomos informados pela tripulação que a viagem havia sido cancelada, porque a STM Lines estava a dever-lhes três meses de salário”.
Mas, ainda, de acordo com esses passageiros, o boicote realizado pelos tripulantes surgiu como uma acção de luta “queriam parte dos seus salários e deste modo encontraram nesta viagem um momento ideal para fazerem valer as suas revindicações. Disseram-nos que não tinham previsão para voltarem ao trabalho. Pelo que cabia aos responsáveis da companhia marítima resolverem o problema”.
Revolta
O boicote a viagem não agradou os passageiros, pelo que ao ânimos exaltaram-se no caís Acostável. Os passageiros fizeram uma manifestação e foi preciso a intervenção da Polícia Marítima para manter a ordem no caís.
Para solucionar o problema, a STM Lines entrou em negociações com a tripulação do navio Sal Rei. Segundo um dos responsáveis da embarcação, as partes chegaram a um acordo, “mas neste momento não iremos avançar os pormenores desse entendimento.”- Disse um dos tripulantes A verdade é que depois de seis horas, os tripulantes retomaram as suas funções e por volta das 16 horas, o navio Sal Rei abandonou a ilha de São Vicente, com destino a ilha de São Nicolau.