Decorrido um ano do trágico acidente do Navio Vicente que afundou no largo do Porto do Vale dos Cavaleiros, na ilha do Fogo, com 26 passageiros a bordo, os familiares e sobreviventes pretendem realizar nos dia 08 e 09 de Janeiro, actividades em memória das vitimas do naufrágio. Uma marcha e uma actividade cultural deverão marcar a homenagem. O objectivo é arrecadar donativos para os familiares das vítimas que têm atravessado momentos de muitas dificuldades.
Os familiares permanecem ainda entristecidos e sem alento, pois nada foi feito para o bem deles. Após um ano, os sobreviventes ainda com filhos menores, continuam a depender dos familiares mais próximos, pois permanecem desempregados e sem amparo.
Para recordar uma vez mais a memória das vítimas, os familiares e sobreviventes uniram-se na organização de uma homenagem para não esquecer os seus entes queridos. Em entrevista ao NN, Aricson Fonseca um dos sobreviventes do navio e promotor da homenagem, diz que para assinalar o dia do acidente, os familiares organizaram algumas actividades.
Portanto, no próximo dia 08, está programada uma marcha que deverá sair da zona de Ribeira de Craquinha até à cidade do Mindelo. De acordo com “Ari”, a concentração será feita nesta zona, pois a maior parte das vítimas residia aí.
Para além da marcha, ainda no dia 09 na mesma zona, irá decorrer uma actividade cultural com o objectivo de angariar o máximo de donativos que deverão ser entregues às famílias das vítimas. Conforme o entrevistado, apesar de terem tido muito trabalho na tentativa de recolherem donativos para uma causa nobre, as respostas não têm sido positivas por parte das empresas.
O mesmo apela à solidariedade da sociedade em geral, pois os familiares das vítimas têm tido uma vida difícil sem apoio das autoridades competentes. A actividade cultural acontecerá no largo do Centro junto da Escola de Ribeira de Craquinha e conta com vários grupos musicais, incluindo o artista Rui Last one.
As pessoas que estiverem sensibilizadas pela causa, poderão levar o próprio donativo em géneros alimentícios. Para a entrega dos donativos, favor contactar a organização através do número 981 59 24