Cremilda Medina leva a Morna de Cabo Verde ao Centro UNESCO em Beja

31/07/2023 22:49 - Modificado em 31/07/2023 22:50


A cantora Cremilda Medina, uma das mais conceituadas artistas da música cabo-verdiana, vai apresentar a emblemática Morna de Cabo Verde no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Beja, no evento “Noites no Logradouro”. O espetáculo está agendado para o dia 11 de agosto às 21h30.

Em nota enviada pela Agência MOVE ao Notícias do Norte, o Centro Unesco de Beja, instalado no antigo edifício do Clube Bejense e inaugurado em 11 de julho de 2017, tem como objetivo principal a “preservação e promoção do patrimônio cultural imaterial”.

Uma das ações mais significativas é o evento “Noites no Logradouro”, que oferece serões harmoniosos com diversos estilos musicais, incluindo a morna de Cabo Verde, que é reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Para a edição deste ano das “Noites no Logradouro”, foi convidada Cremilda Medina, uma artista aclamada no cenário musical cabo-verdiano.

Recentemente, em maio, lançou o seu segundo álbum intitulado “Nova Aurora”, que tem sido elogiado pela crítica e a tem levado a palcos de prestígio, incluindo uma atuação em Valença, ao lado de Katia Guerreiro e do maestro António Victorino d’Almeida.

Em “Nova Aurora”, Cremilda Medina continua sua viagem pelos ritmos da morna e da coladeira, buscando preservar a essência da tradição e relembrar tempos passados e pessoas de outrora.

O álbum foi produzido entre Portugal e Cabo Verde, com a colaboração do conceituado produtor e pianista Nando Andrade e a participação de renomados músicos.

Cremilda Medina estará acompanhada por Nando Andrade no piano, Dany Fonseca na guitarra, Djudjuty Alves no cavaquinho, Nandoca no baixo e Nir Paris na bateria.

Em parceria com entidades como a Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Centro Nacional de Cultura, a Fundação Aga-Khan, o CENA – Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual, a MODA – Associação do Cante Alentejano e a Confraria Gastronómica do Alentejo, o Centro Unesco de Beja tem vindo a desenvolver diversas iniciativas para cumprir sua missão.

AC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.