Gabriel Moacyr Rodrigues, nascido em 1933, é um dos mais recentes – e certamente um dos mais idosos – alunos a completar um doutoramento na FCSH/NOVA. Conheça aqui, em discurso directo, os motivos que levaram este natural de Cabo Verde a completar uma formação superior em Ciências Musicais, na variante de Etnomusicologia!
“A minha tese tem por título ‘O papel da morna na confirmação da identidade nacional em Cabo Verde’. O que me influenciou na escolha do tema foi o meu envolvimento, desde criança, com as músicas populares de todo o mundo latino e europeu. Por haver gramofone em minha casa e ter uma boa relação com músicos no Mindelo, cidade da ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, desafiaram-me para saber mais sobre a nossa música.
Não só aconselharia, como aconselho a FCSH/NOVA aos que pretendem adquirir conhecimentos na área de estudos musicais. O que me motivou a inscrever-me num curso de doutoramento foi a vontade em adquirir conhecimentos aprofundados na área musical, de modo a dedicar-me aos estudos das nossas músicas. Elas são tantas e é cada vez mais necessário falar com propriedade delas, para evitar que se continue a dizer “patranhas” acerca delas, inclusive em Cabo Verde”.
– See more at: http://blog.fcsh.unl.pt/2015/
Muitos parabéns ao Prof Doutor Moacyr Rodrigues.
Parabéns, prof. Moacyr. Mais uma excelente contribuição para nossa música e um exemplo para os mais jovens que o saber não tem idade.
Um grande abraço e espero conversar consigo sobre este trabalho.
Parabéns e vida longa ao prof. Doutor Moacyr Rodrigues