A Oganização Mundial da Saúde (OMS) entregou, hoje, ao país 77 7 Bombas X-Pert para ajudar o Ministério da Saúde nos esforço na certificação da eliminação do paludismo.
Trata-se de um pacote de 100 bombas cujos 77 já se encontram no país, avaliadas em 54 300 Euros(cinquenta e quatro mil e trezentos euros). E segundo informações do MS, Cabo Verde encontra-se no processo de certificação da eliminação do Paludismo, após cinco anos e sete meses sem nenhum caso de transmissão local da doença.
“Esse processo implica uma preparação eficaz, por parte do país, e observância das exigências estabelecidas pela OMS”, refere o ministério em comunicado, acrescentando, ainda que o governo apoia uma estratégia integrada de controlo das doenças de transmissão vetorial e a pulverização intra-domiciliar é um dos métodos mais eficazes no controlo dos mosquitos vetores do paludismo.
No âmbito da consolidação dos ganhos obtidos através da pulverização intra- domiciliar, e considerando a importância da qualidade da aplicação do inseticida e o impacto que as bombas recomendadas pela OMS, X-pert, desempenham neste processo e para a certificação da eliminação do paludismo, objetivo que Cabo Verde pretende alcançar ainda este ano, a Organização Mundial da Saúde vai fazer a entrega oficial de 77 Bombas X-Pert ao Ministério da Saúde.
As Bombas X-Pert são equipamentos utilizados na pulverização intra-domiciliar que cumprem com todos os requisitos exigidos pela OMS para o processo de certificação da eliminação do paludismo e com a sua desponibilização para as equipas de luta anti-vectorial, estará o país, a dar mais um passo importante rumo a certificação da eliminação do paludismo em Cabo Verde.