O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, considera que está na hora de «acelerar os procedimentos militares» e «tomar atitudes enérgicas contra o auto-proclamado Estado Islâmico».
Na Cimeira G20, a decorrer em Antalya, na Turquia, Obama falou em conferência de Imprensa e centrou a sua intervenção na questão do combate ao terrorismo, garantindo que, desde que tomou posse, tem estado «constantemente preocupado e em colaboração com os parceiros europeus na luta contra as redes terroristas».
O presidente norte-americano alertou ainda para a urgência de «reunir todos os parceiros para começar uma oposição também dentro da Síria» e para o quão importante é «desenvolver uma estratégia pensada e em conformidade com todos os parceiros, mas que será demorada, visto que esta não é uma guerra convencional».
Barack Obama classificou ainda o Estado Islâmico como uma organização «retorcida» e de «enorme brutalidade», falando da dificuldade que representa enfrentar uma ideologia que «carrega a força e vontade de morrer para matar outros».
abola.pt