Helmer Fortes presidiu esta quarta-feira, 11 de Novembro em Dili, a primeira conferência dos jovens da comunidade dos países de língua oficial portuguesa realizada em Timor-Leste. A conferência arrancou no dia 10 e vai até 15 de Novembro, sob o lema: jovens, novo paradigma para transformação global.
De acordo com Helmer Fortes esta conferência tem como objetivo, consciencializar as necessidades das plataformas juvenis trabalharem na determinação de cimentar e valorizar o que é comum na CPLP – “uma língua, uma história e uma comunidade”, assente na convivência secular, no respeito pela “diversidade dos nossos estados, na afirmação da língua que partilhamos e no desenvolvimento da comunidade”.
De referir que no passado mês de Junho, Helmer Fortes foi eleito em Bissau para o mandato 2015- 2017, presidente da Federação Cabo-verdiana da Juventude da CPLP, que tem como finalidade manter e aprofundar os laços de fraternidade, cooperação, a solidariedade e o diálogo intercultural entre os jovens lusófonos, bem como a promoção dos direitos humanos, do desenvolvimento e da interdependência na CPLP.