Três meses após da sua abertura, 19 de abril, o curso de Polícia Municipal chega ao fim, nesta quarta-feira, 26, com a formação dos primeiros 25 polícias municipais em Cabo Verde. O ato de encerramento acontece no pátio da Universidade Lusófona de Cabo Verde (ULCV), em São Vicente, e conta com a presença do ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, informou hoje, a universidade.
Este primeiro curso de formação da Polícia Municipal, é implementado em parceria com a Polícia Nacional, no Mindelo, para futuros polícias de São Vicente e Sal e trata-se conforme o governo do primeiro curso realizado no âmbito do protocolo assinado entre a Direção Nacional da Polícia Nacional e a Universidade Lusófona de Cabo Verde em outubro de 2022.
Esta formação, segundo a mesma fonte, é o primeiro curso de raiz da ULCV e o primeiro do tipo no país.
Numa nota de imprensa, a ULCV afirma que diz dar com o curso, ao País e às edilidades envolvidas “uma contribuição de qualidade para que, no futuro, venhamos a ter polícias devidamente formados e treinados para a assunção de responsabilidades nos vários domínios da missão de uma corporação policial municipal”, destacou.
“De relembrar que a Polícia Municipal é um órgão especial de âmbito municipal, que depende do presidente da Câmara e que para além das competências complementares, possui competências específicas, nomeadamente garantir o cumprimento das decisões dos órgãos municipais, garantir que os regulamentos e as normas que emanam dos órgãos municipais sejam cumpridos, principalmente as posturas municipais entre outros”, refere o Governo.