Apesar de avaliarem positivamente a quarta edição do Expomar e de atraírem vários contactos, os expositores que participaram lamentaram a fraca adesão do público, pois esperavam maior presença da sociedade.
Terminou, este sábado,na cidade do Mindelo a quarta edição Expomar, feira de actividades ligadas ao Mar que aconteceu de 29 e 31 de Outubro de 2015. A feira contou com a participação de oitenta expositores e mais de noventa stands entre nacionais e estrangeiros.
Os expositores fazem um balanço positivo desta edição, pois possibilitou a realização de vários contactos, embora esperavam maior adesão do público. Para os entrevistados a participação do público é igualmente peça importante das suas actividades”.
Para um dos entrevistados a feira decorreu na normalidade, houve maior participação das empresas ligadas ao mar e permitiu conhecer outras empresas e estabelecer contactos entre os mesmos.
Apesar da curiosidade de vários visitantes, expositores esperavam muito mais. Os expositores dizem notar menor adesão no último dia.
A IV edição da Expomar, que aconteceu Mindelo trouxe como lema “Nôs Mar, Nos riqueza”pretendeu também dar a conhecer o sector dos desportos náuticos, por isso a manha deste sábado foi todo dedicado aos desportos náuticos na praia da Laginha.
Mais de 90 Stands! Pura mentira. Estou disposto a ir lá para contarmos presencialmente. Pelo valor investido este evento foi um falhanço absoluto. Como pode uma Feira fazer balanço positivo com fraca adesão do publico. Se qq Feira é um mercado para cruzar os vendedores(expositores) com os consumidores (clientes) e estes lá não estiveram…. onde está a positividade da Feira. O adiamento das feiras de Energias Renováveis que não se realizaram por falta evidente de adesão de expositores também tiveram resultados positivos? Entreguem esta Feira Internacional a privados porque o Estado já deu o que tinha a dar.
Efectivamente fraca adesão do público em uma feira e o sucesso da mesma não combina…..
Para quando uma avaliação séria e independente das várias feiras internacionais já realizadas em Cabo Verde? Todas tem sido um SUCESSO , troca de experiência e negócios ,mas a nossa exportação está ainda no estágio em que está – basta ver os sucessivos relatórios do Banco Central e os dados do INE!
Algumas empresas nacionais tem conseguido internacionalizar-se, mas não por causa dessas feiras – é por exemplo o caso da Emprofac ( agora em STP e a caminho da Guiné Equatorial ) tb o NOSI ( embora esta é pública…), as empresas na área do pescado não foram por causa dessas feiras, mas pronto esperamos pela avaliação independente.