Pela primeira vez, o país, representado pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), marca presença na XXXI edição dos Jogos Universitários Mundiais da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), a ser realizada em Chengdu, província de Sichuan, China, de 28 de julho a 8 de agosto de 2023. O evento, que inicialmente estava programado para 2021, foi adiado várias vezes devido às preocupações globais relacionadas à pandemia de Covid-19.
A delegação de Cabo Verde, composta por representantes da Uni-CV, tem o privilégio de contar com dois talentosos atletas do curso de Educação Física e Desporto, Carlos Morais e Ivanésia Baiane, que vão competir no atletismo.
Carlos Morais disputará a corrida de 100 metros, enquanto Ivanésia Baiane enfrentará a corrida de 200 metros e também participará na categoria de salto em comprimento, conforme nota da referida instituição.
Além dos dois estudantes-atletas selecionados, Heritson Resende, licenciando em Educação Física e Desporto pela Uni-CV e colaborador da Seção do Desporto Universitário e Bem-Estar dos Serviços de Ação Social da Universidade, vai assumir o papel de Chefe da Delegação de Cabo Verde nos prestigiados Jogos Universitários Mundiais da FISU.
Essa participação, sublinhou, proporcionará aos atletas e à delegação cabo-verdiana a oportunidade única de interagir com atletas de diversas culturas, estabelecendo laços de amizade com representantes de outros países.
“Esta troca de experiências proporcionará conhecimentos desportivos aos estudantes-atletas e, também, a sua compreensão e apreciação pela diversidade global”, refere a nota.
A Universidade de Cabo Verde manifesta total confiança e apoio à delegação, destacando a importância da participação nos Jogos Mundiais Universitários como uma plataforma para “promover o desporto universitário, fomentar o intercâmbio cultural e reconhecer o talento dos estudantes atletas do país”.
AC