No Campeonato Mundial de Natação que está sendo realizado no Japão, os atletas cabo-verdianos Jayla Pina e Ailton Lima demonstraram notável progresso em suas competições.
Jayla Pina melhorou seu tempo em 1 segundo, ficando em 9º lugar e Ailton Lima, em sua estreia em um campeonato deste nível conquistou o 78º lugar entre 91 participantes.
O Cabo Verde está representado por uma equipa de quatro atletas talentosos para competir com os melhores nadadores do mundo: os irmãos Jayla, Troy e Latroya Pina, e o estreante Ailton Lima.
Durante a competição, Jayla Pina melhorou seu tempo em 1 segundo em relação às suas marcas anteriores, atingindo a marca de 1:14:09. Essa notável evolução lhe rendeu o 9º lugar em sua série e o 50º lugar geral, em meio a um campo de 57 atletas.
Por sua vez, o estreante Ailton Lima também surpreendeu ao realizar um tempo de 00:28:66, em sua primeira participação em um campeonato de tal envergadura. Apesar da forte concorrência, Lima conseguiu conquistar o 78º lugar entre os 91 nadadores que competiram na sua prova.
A comitiva cabo-verdiana no Mundial de Natação também conta com outros dois atletas que estão prontos para mostrar seu talento nas provas que ainda estão por vir. Latroya Pina e Troy Pina se preparam para entrar na piscina e representar com garra e dedicação as cores de Cabo Verde.
De acordo com informações da Federação Cabo-verdiana de Natação, esta é a terceira participação consecutiva do país no Campeonato Mundial de Natação, depois de ter marcado presença nas edições realizadas na Coreia do Sul, em 2019, e na Hungria, em 2022.
A comitiva cabo-verdiana nesta XX edição do Mundial da modalidade é constituída ainda pelo seleccionador nacional, José Ibañez, e Enrique Alhinho, na qualidade de dirigente.
AC – Estagiária