XI Edição do Mindel Summer Jazz aposta na fusão musical com artistas nacionais e internacionais

24/07/2023 17:57 - Modificado em 24/07/2023 18:21

A XI edição do Mindel Summer Jazz que acontece nos dias 3 e 4 de agosto, quinta e sexta-feira, este ano apresenta uma novidade. A aposta na fusão musical entre artistas nacionais e internacionais. Esta edição é um tributo a Alex Silva, artista plástico, curador e empreendedor cabo-verdiano, que morreu a 30 de Dezembro de 2019 em São Vicente.

Enquadrado no programa de verão da ilha, o Mindel Summer Jazz é um festival que não se limita apenas aos dois dias no palco principal. “Tem outras atividades e, é um festival que traz a “alma” do Morna Jazz para São Vicente, explicou Alexandre “Xazé” Novais da organização.

Em conferência de imprensa, realizada hoje, no Mindelo, que serviu para apresentação do cartaz, Alexandre Novais, destacou a “grandeza do certame”, que acontece durante toda a semana, com a montagem do MS Júnior, com palco mesmo “sério” a organização social a orquestra Sab Sebim terá um palco maior.

E no Palco Principal terão uma dimensão de uma fusão, com a ideia de criatividade e globalidade. “Não teremos nenhuma atuação pura de artistas cabo-verdianos, mas sim uma fusão com artistas nacionais e internacionais”, refere Novais, que diz que será uma interação notável e que no final termina com duas bandas internacionais.

“Um formato mais condensado, com mais qualidade e dinamismo”, realçou.

A organização promete um evento à altura, para assim celebrar os dez anos do Summer Jazz, que este ano homenageia Alex Silva, um “amigo do festival” e amante de Jazz.
Vou Monteiro destaca mais uma vez os parceiros e patrocinadores, para um festival com uma visão de evolução que o MSJ.

Para Augusto Neves o Mindel Summer Jazz continua a ser um dos eventos, que tem engrandecido a ilha de São Vicente. “E a câmara municipal abraça estes momentos”, e mais uma vez pede o engajamento das empresas em apoiar em “abraçar e assumir na totalidade” estes eventos, que só tem acrescentado valor à ilha.

“Um projeto para fazer da ilha cada vez mais grande e que já segue em 11 edições. Temos consciência daquilo que tem sido”, refere Neves que aponta as dificuldades que os promotores de eventos do tipo enfrentam.

“Depois do evento ficamos a estudar como pagar algumas dívidas que até passam meses. Não é simples fazer eventos. Toda a logística envolvida. E em São Vicente pode-se fazer mais”, salientou o autarca que pede que as empresas estejam mais presentes.

Recorde-se que Mindel Summer Jazz é um festival de jazz intimista que acontece anualmente na cidade do Mindelo, no âmbito das festas de verão da cidade do Monte Cara.

Cartaz

As atividades do Mindel Summer Jazz começam no dia 1 de Agosto, com o Mindel Summer Jazz Junior, onde estão previstas atuações da Orquestra Sab.

O Alta Lua Jazz Conection, considerada a pré-abertura do festival, acontece no pontão da Marina, no dia 3 de Agosto.

Lulo reinhardt fusion project feat Bau e Voginha abrem oficialmente o palco principal, dia 3 de Agosto, seguido de Munir Hossn do Brasil. 

E no dia 04 Vamar Martins project feat Karamo do Senegal, Pret & Bronk feat. Jessica Bongos e Bakare Opeyemi da Nigéria e encerra com o Maestro Ivan Melon de Cuba.

EC

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.