Apesar da garantia dada no dia 19 de Agosto por Moisés Borges, da Comissão Política Nacional do PAICV, que o programa “Casa para Todos” iria ser retomado com o desbloqueio das verbas. Tal não aconteceu e não está para breve.
Este online sabe que , com algum atraso ,todo o processo já está pronto para ser assinado. Só que o governo anterior decidiu que a adenda que permitiria desbloquear as verbas deveria ser assinado pelo novo governo saído das eleições legislativas portuguesas realizadas no dia 5 de Outubro. Mas, é aqui que ” a porca torce o rabo” , pois como se sabe formar novo governo em Portugal , devido ao quadro político onde não existem maiorias estáveis, é um problema que os portugueses não sabem como e quando será resolvido . E por aqui as empresas que estão á espera do desbloqueamento das verbas de Portugal , coisa que já não têm é tempo para esperar.
Em São Vicente as obras estão todas paradas .” As que não estão paradas fingem que estão a trabalhar ” garante um empresário da construção civil . Isto porque ” as empresas já não têm mais dinheiro para meter, e também porque as obras estão na fase de acabamento e aqui entram os sub-empreiteiros que não entram sem dinheiro “. E de acordo com a RCV os projectos do Casa para Todos na Cidade da Praia estão paralisados
Rescisão e indemnizações
Mas como um mal nunca vem só , este online apurou que algumas empresas , em particular as portuguesas, ponderam suspender as obras oficialmente e rescindir os contratos .O que vai conduzir ao pagamento de indemnizações .