Neste domingo, o centro juvenil Nhô Djunga em São Vicente recebeu a apresentação dos trabalhos finais das oficinas de teatro da Escola “Expressá”. Durante quatro meses, crianças e adolescentes participaram das aulas, explorando sua criatividade e talento sob a orientação da professora Patrícia Silva.
A Escola “Expressá” realizou uma jornada de quatro meses de intensa dedicação, onde os jovens estudantes das turmas de crianças, pré-adolescentes e adolescentes mergulharam no universo do teatro. Neste, os alunos irão demonstrar os frutos de seu aprendizado, em um espetáculo que promete encantar o público presente.
De acordo com a professora Patrícia Silva, coordenadora das oficinas de teatro, esse momento é o culminar de uma trajetória de aprendizagem e descobertas.
“Hoje temos a apresentação final das oficinas de teatro da Escola ‘Expressá’ das turmas de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Os meninos vão apresentar os seus trabalhos finais num culminar de 4 meses de formação. A entrada é com 1kg de alimento não-perecível.
É um trabalho que foi feito a partir da criatividade dos alunos, apresentando o que aprenderam ao longo dos 4 meses comigo”, disse a professora.
Além de explorar a arte teatral, o projeto da Escola “Expressá” tem como objetivo promover uma formação alternativa para as crianças e adolescentes, estimulando suas habilidades artísticas e descobrindo talentos em diferentes áreas, como música, dança e pintura.
A professora ressaltou que o teatro também é uma poderosa ferramenta para “trabalhar a criatividade e a imaginação” dos jovens, tirando-os um pouco do mundo formatado das tecnologias e redes sociais.
“Através do teatro, trabalhamos suas expressões corporais, o autoconhecimento e a descoberta do eu. É um conjunto de habilidades que conseguimos desenvolver, além da parte de aprender artes cênicas. Temos outras competências sociais que vamos trabalhando ao longo das aulas”, explicou a professora Patrícia.
A iniciativa do evento vai além da valorização da arte e da cultura. A entrada para a apresentação será com a doação de 1 kg de alimento não-perecível, que será destinado às famílias desfavorecidas, tornando-se também numa forma de apoiar tanto os alunos da Escola “Expressá”.
A oficina de teatro para adolescentes possui um caráter pedagógico e social, proporcionando um espaço para que eles enfrentam os desafios e as dúvidas típicas dessa faixa etária, ao mesmo tempo em que auxilia na afirmação de suas personalidades.
A professora Patrícia enfatizou que esse período da vida é muitas vezes crítico, e a oficina busca ajudá-los a lidar com essas questões por meio da arte e da expressão teatral.
A oficina de teatro para adolescentes foi pensada para esta faixa etária onde muitas dúvidas e incertezas surgem, sendo marcada também pela descoberta e afirmação da personalidade.
“O objetivo da oficina foi trabalhar para além das habilidades artísticas, alguns destes questionamentos vivido pelos adolescentes tentando auxiliá-los neste momento muitas vezes crítico na sua vida”, defende a escola.
AC