Festival Baía das Gatas: confirmados seis nomes até o momento

19/07/2023 16:38 - Modificado em 19/07/2023 16:38

A contagem regressiva para o esperado 39º Festival Internacional de Música da Baía das Gatas começou. O evento está agendado para os dias 11, 12 e 13 de agosto próximo, na ilha de São Vicente. Até o momento, a Câmara Municipal de São Vicente, organizadora do festival, já conformou seis artistas, tanto nacionais quanto internacionais, que vão abrilhantar os três dias de muita música.

O festival reúne apaixonados por música e cultura, em meio ao cenário deslumbrante da praia da Baía das Gatas, trazendo uma seleção cuidadosamente escolhida de artistas que farão a multidão dançar no areal.

Recentemente, o artista luso-cabo-verdiano Dino d’Santiago foi confirmado. Dino começou sua jornada no mundo da música com o primeiro lançamento em 2008. No entanto, desde 2019, tem se destacado não só no ramo da música em Portugal, mas também como ativista pelas causas sociais, participando em diversos projetos pela equidade e igualdade social.

Outro nome que rouba a cena é o rapper português de ascendência moçambicana, conhecido pelo nome artístico Plutónio. Sua confirmação no festival tem gerado uma onda de entusiasmo entre o público.

O destaque também vai para a cantora brasileira Paula Fernandes, que já esteve em Cabo Verde pela primeira vez para participar de um evento musical na ilha do Fogo. Esta é sua segunda visita para um show em Cabo Verde.

Fernandes cantou uma série de duetos e conjuntos com outros artistas, incluindo Michael Bolton, Zezé Di Camargo & Luciano, Shania Twain e Taylor Swift. Além disso, realizou turnês internacionais, apresentando-se para mais de 500.000 pessoas em diversos países, como Itália, Reino Unido, Suíça, Brasil, Portugal, Estados Unidos, Luxemburgo, Angola, Cabo Verde (Ilha do Fogo), Espanha, Argentina e Paraguai.

A artista cabo-verdiana Ceuzany também marcará novamente sua presença no palco deste festival. Desde os 12 anos, tem estado no mundo da música e, até o momento, sua presença deu mais cor às atuações do grupo Cordas do Sol de Santo Antão. Com a saída do álbum “Lume d’Lenha”, a jovem artista aparece pela primeira vez, e o sucesso é fenomenal. Suas músicas, como “Mnine da rua ma mim”, impulsionaram-na para os palcos de Cabo Verde e do estrangeiro.

Dynamo, nome artístico de Eder dos Santos, é um músico, compositor e cantor cabo-verdiano radicado em Lisboa. O artista conta com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais e mais de 30 milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube, sendo hoje uma das referências da nova geração de músicos em Cabo Verde e entre as comunidades PALOP espalhadas pelo mundo.

A primeira confirmação que abriu as portas para esse espetáculo musical foi o aclamado jamaicano Protoje. Com sua música que transcende estilos, misturando reggae, hip-hop e R&B, Protoje é conhecido por sua inovação e espírito vibrante, cativando multidões por onde passa.

O Festival Internacional de Música da Baía das Gatas, que já se tornou uma tradição anual desde sua primeira edição em 1984, promete ser uma verdadeira explosão de energia, arte e diversidade cultural. A única exceção em sua longa história foi em 1995, quando uma epidemia de cólera assolou Cabo Verde. E, embora os últimos dois anos tenham sido desafiadores, a música não pode ser silenciada, e o festival se adaptou para levar o entretenimento ao público em formato online.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.