Cerca de 300 famílias na Ilha de Santo Antão vão receber o Rendimento Social de Inclusão (RSI) como parte do Programa Fundo Mais, uma medida crucial no combate à pobreza. O anúncio foi feito pelo Ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, durante um encontro com os novos beneficiários do programa na Câmara Municipal do Porto Novo.
A presidente substituta da Câmara Municipal do Porto Novo, a vereadora Maisa Pinto, destacou o impacto positivo das medidas de combate à pobreza na vida das famílias, apesar das crises enfrentadas pelo país.
“No Município do Porto Novo, temos 4.492 agregados familiares inscritos no cadastro único. Todas essas medidas são implementadas e executadas com base no Cadastro Social Único. Temos 1.306 famílias no Grupo 1 e 1.134 famílias no Grupo 2. Cerca de 1.700 famílias já se beneficiaram do Rendimento Social de Inclusão, e agora mais 112 famílias serão beneficiadas pelo programa RSI Fundo Mais nos próximos dois anos”, afirmou.
O Ministro Fernando Elísio Freire ressaltou que as medidas do Rendimento Social de Inclusão têm como objetivo combater a pobreza, sendo que Santo Antão tem sido uma das ilhas contempladas por essas iniciativas.
“Somente em Santo Antão, durante a pandemia da COVID-19, cerca de 13.200 famílias receberam assistência direta do governo. Em 2023, beneficiaremos cerca de 295 famílias na ilha e aproximadamente 125 em Porto Novo. Aumentamos a Pensão Social Mínima para mais 3.000 famílias, e aqui em Santo Antão serão mais 400 famílias”, sublinhou o governante.
O Rendimento Social de Inclusão (RSI) é um programa que fornece transferências diretas no valor de 5.500 escudos mensais às famílias que se encontram em situação de pobreza extrema e estão inscritas no Cadastro Único Social, pertencentes ao Grupo 1 de focalização e com crianças sob sua responsabilidade.
Fernando Elísio Freire encontrou-se em missão de serviço até este dia 18 de julho, na ilha de Santo Antão, onde reuniu-se com os novos beneficiários Rendimento Social de Inclusão (RSI) dos municípios da Ribeira Grande, do Paul e do Porto Novo, no âmbito do Fundo MAIS, cujo o objetivo principal é informar sobre a implementação do programa, que se traduz como uma das medidas essenciais de combate à pobreza extrema.