A seleção nacional de ciclismo de Cabo Verde estará presente no Campeonato Mundial de ciclismo multidisciplinar, que ocorrerá em Glasgow, Escócia, em agosto deste ano. O anúncio foi feito pela federação cabo-verdiana da modalidade em comunicado de imprensa divulgado nesta terça-feira.
A caravana cabo-verdiana será liderada pelo técnico britânico Dave Savage e os nomes dos ciclistas que comporão a equipa serão anunciados em breve, segundo a federação.
Para o país, a participação no campeonato representa uma oportunidade única de dar visibilidade ao ciclismo local e de prestigiar a bandeira do país, além de adquirir experiência no cenário internacional.
A competição tem como objetivo promover a solidariedade e a unidade no mundo do ciclismo, seguindo a visão da Agenda 2030 da União Internacional de Ciclistas (UCI) de transformar a modalidade no desporto do século XXI.
A Federação Cabo-verdiana de Ciclismo (FCC) destacou a realização do campeonato nacional e a inédita participação internacional no Campeonato Africano de Ciclismo de Estrada, onde o país ficou em nono lugar entre os 20 participantes.
Para a FCC, a adesão de jovens ciclistas à modalidade, a capacitação de técnicos e a identificação de novos talentos são alguns dos objetivos almejados para o desporto.
Com a participação no campeonato mundial, a equipe cabo-verdiana tem a oportunidade de se testar em um cenário ainda mais competitivo e representar o país em um evento de grande relevância internacional.