O Banco Mundial (BM) prevê um crescimento económico de 4 por cento (% ) em 2023 e salienta que em 2022 se registou um “crescimento económico significativo” ( 17,7 %) , liderado por sectores “críticos” como turismo, transporte e comércio.
Essas indicações constam no “Economic Update” e “Country Economic Memorandum” para Cabo Verde, dois relatórios do BM , apresentados hoje na cidade da Praia, que fornecem uma análise detalhada da situação económica do país e oferecem recomendações para impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentável.
De acordo com a representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Eneida Fernandes, que presidiu à cerimónia que precedeu a apresentação dos relatórios, esse crescimento económico impulsionou o Produto Interno Bruto (PIB) do país e contribui para a redução da taxa de pobreza.
No entanto, aponta que desafios, citando o “Economic Update”, como o aumento da inflação e insegurança alimentar, persistiram e que os riscos externos provenientes da guerra na Ucrânia e as questões climáticas ainda representam “ameaças significativas” aos progressos alcançados.
Por outro lado, informa a responsável que o “Country Economic Memorandum” destaca a necessidade de aumentar a produtividade, reduzir os custos de transporte interno do país e aborda a questão da vulnerabilidade a riscos naturais e os desafios dos sectores da logística do transporte interilhas.
“Esses pontos são cruciais para aportar sectores emergentes, maximizar o impacto do turismo, promover a resiliência e impulsionar o comércio externo” , notou Eneida Fernandes, acreditando que as recomendações desse relatório, “ se implementadas”, podem ajudar Cabo Verde a diversificar a sua economia, melhorar a produtividade, mitigar efetivamente os impactos dos riscos climáticos.
“Esses esforços conjuntos promoverão um crescimento sustentável e inclusivo, assim como ajudarão a atingir o objectivo de um Cabo Verde livre de pobreza e de um país habitável “, acrescentou.
O “Economic Update” é um relatório periódico que avalia a situação económica actual de Cabo Verde, as perspectivas e os riscos macroeconómicos que o país enfrenta a médio prazo e analisa, também, diversos indicadores económicos como o crescimento do PIB, a inflação, comércio externo, entre outros.
Já o “Country Economic Memorandum” é um documento mais abrangente que apresenta uma análise mais detalhada da economia do país, avaliando os principais sectores económicos, desafios estruturais, políticas públicas em curso e recomendações para impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável.
Inforpress/Fim