Exposição em Lisboa leva algodão orgânico produzido em São Vicente para o centro das atenções

30/03/2023 18:02 - Modificado em 30/03/2023 18:02

O projeto “Neve Insular” vai promover uma exposição em Lisboa com trabalhos produzidos a partir de algodão orgânico cultivado em São Vicente, Cabo Verde. A exposição intitulada “Neve Insular 0,0003% – Algodão e Resistência”, arranca esta sexta-feira e  vai destacar a história do algodão na ilha, desde a plantação colonial até as novas proposições do saber-fazer-pensar ligados à planta do algodão.

A exposição “Neve Insular 0,0003% – Algodão e Resistência” vai ser inaugurada no dia 31 de Março no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) em Lisboa, em parceria com o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS) e a Associação Agropecuária do Calhau e Madeiral.

Além da exposição, o evento vai contar com seminários e oficinas em torno da temática do algodão e outros temas relacionados com a produção orgânica.

O projeto “Neve Insular” nasceu em 2018, com o objetivo de criar uma plantação orgânica de algodão em São Vicente para responder como matéria-prima para um “laboratório criativo”. As promotoras do projeto, Vanessa Monteiro e Rita Rainho, encontraram na exposição uma oportunidade para destacar a importância do algodão orgânico e sua história de resistência.

A plantação orgânica de algodão está localizada no Centro Agroecológico do Madeiral, periferia da ilha de São Vicente, onde os trabalhos estão a ser desenvolvidos em parceria com a Associação Agropecuária do Calhau e Madeiral (AAPCM).

Segundo as promotoras do projeto, o algodão, o seu poder histórico e as suas histórias de resistência têm “provocado diferentes processos de intersecção das forças da arte, ecologia e transformação social num contexto de crises ambientais, cognitivas, políticas e culturais”.

A exposição em Lisboa é uma oportunidade para mostrar ao público a importância do algodão orgânico e a história da sua produção em São Vicente, além de destacar o trabalho realizado pelo projeto “Neve Insular” em parceria com a AAPCM.

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.