Dia da Independência Nacional: Presidente da Assembleia Nacional enfatiza a necessidade de soluções para os desafios de Cabo Verde

5/07/2023 19:27 - Modificado em 5/07/2023 19:31


No ato central das comemorações do 48º aniversario da Independência Nacional, o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Austelino Correia, ressaltou a necessidade de encontrar soluções para os desafios enfrentados pelo país. No seu discurso alusivo a data comemorativa, Austelino Correia destacou problemas como assimetrias regionais, alta taxa de pobreza e a importância de promover a sustentabilidade e diversificação da economia.

Reconhece avanços conquistados mas realçou que ainda há problemas e vulnerabilidades profundas que precisam ser enfrentadas com “engenho, união e motivação”.

Entre os desafios mencionados pelo presidente da AN, estão as assimetrias regionais entre os municípios e ilhas, problemas de mobilidade e infraestrutura, bem como a alta taxa de pobreza e a necessidade de geração de empregos dignos.

“Neste 5 de julho, é uma boa oportunidade para, juntos pensarmos nos desafios e perspetivarmos o futuro”, afirmou Correia que sublinhou a importância de aproveitar a data para refletir sobre o percurso histórico do país e enfrentar, com determinação, os desafios atuais, buscando soluções que beneficiem os cidadãos.

Além disso, o presidente da Assembleia Nacional destacou o papel do parlamento cabo-verdiano na construção da nação ao longo dos anos. Ele enfatizou que o parlamento tem cumprido suas funções constitucionais de debater temas relevantes para a vida dos cidadãos.

No entanto, não deixou de expressar preocupação com os ataques direcionados ao parlamento, provenientes de “interesses inconfessos” e de políticos que buscam desvalorizar a democracia conquistada.

“No entanto, este parlamento vem sendo contra-atacado em função de interesses inconfessos. Mais grave há sinais preocupantes dos próprios políticos atacarem o parlamento numa de tentar desvalorizar a própria democracia arduamente conquistada e em permanente construção”, disse.

Por sua vez, o presidente da República, José Maria Neves, destacou a importância do Dia da Independência Nacional como um momento para refletir sobre os propósitos para os próximos anos.

Apontou a transformação “radical” que ocorreu em Cabo Verde desde a independência, mas também ressaltou que o país enfrenta novos desafios no século XXI. Neves destacou a necessidade de analisar esses desafios com sagacidade e determinação para continuar a avançar.

“Cabo Verde é hoje um país radicalmente diferente, mas, no século 21, com todas as mudanças que aconteceram no mundo, estamos diante de novos desafios e devemos ter a sagacidade para analisá-los e enfrentá-los com determinação e vontade de continuar vencendo”, afirmou o presidente Neves.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2025: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.