O presidente da comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Omar Alieu Touray, destacou hoje a liderança do chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló na organização sub-regional, no último ano, considerando-a “muito eficaz”.
Omar Alieu Touray falava aos jornalistas à saída de um encontro com Umaro Sissoco Embaló sobre os preparativos para cimeira de chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, que vai decorrer no domingo, em Bissau.
“Agradeci-lhe em nome da CEDEAO pela sua liderança”, disse o presidente da comissão da organização da África Ocidental, considerando que a presidência foi conduzida de forma “muito eficaz”.
Omar Alieu Touray afirmou também que recebeu do Presidente “alguns conselhos em relação a questões políticas e económicas da sub-região”.
A realização de eleições no Mali, Guiné-Conacri e Burkina Faso, países governados por militares que chegaram ao poder através de golpes de Estado, serão alguns assuntos em agenda da próxima cimeira da CEDEAO.
LUSA