Santo Antão: Inauguração do novo pavilhão coberto em Ribeira Grande atende às demandas desportivas, mas traz desafios culturais

2/07/2023 17:13 - Modificado em 3/07/2023 15:48

A população jovem de Ribeira Grande, em Santo Antão, finalmente terá um espaço adequado para a prática de atividades desportivas, com a inauguração do novo pavilhão coberto agendado para o próximo dia 15 de julho. 

A conquista dessa estrutura atende a uma antiga reivindicação dos moradores, que esperavam por um local apropriado para competições e treinamentos. No entanto, a abertura do espaço desportivo, também traz desafios para a dinâmica cultural da região, já que eventos de grande porte terão que ser realocados para outros locais, segundo o promotor de eventos culturais.

Em entrevista ao Notícias do Norte, Eliseu Fortes, atleta e promotor de atividades desportivas, comemora a concretização do polidesportivo da Ribeira Grande, destacando que a estrutura será uma “mais-valia” para a cidade.

“É uma obra aguardada com muita ansiedade por todos os amantes do desporto de salão, e não só, vai valorizar também todas as modalidades no sentido técnico. É um espaço que vamos ter de readaptar as competições em espaço coberto, um dos problemas que tivemos aqui ao longo dos anos e vai valorizar o desporto de salão da ilha”, comentou.

Além disso, Eliseu Fortes acredita que a parte cultural da ilha também será valorizada, uma vez que o espaço não era utilizado exclusivamente para atividades desportivas.

No entanto, Jairson Lima, jovem promotor de eventos, expressa preocupação em relação aos impactos da abertura do espaço desportivo na dinâmica cultural da cidade.

“A abertura do espaço desportivo, irá potencializar o desporto local e não só, mas por outro lado iremos perder boa parte da dinâmica cultural em Povoação e isso já é visível, porque hoje temos que migrar para outros sítios para promover eventos, nisso a cidade perde e muito(…) porque a cidade precisa de momentos diversificados em diversos setores para uma vida saudável/estável da população”, opinou.

A falta de alternativas para a realização de eventos de grande porte foi uma das grandes dificuldades encontradas em Ribeira Grande ao longo dos anos, conforme este promotor de eventos.

É neste sentido que sublinhou que a autarquia agora precisará repensar em novas alternativas, uma vez que o novo pavilhão será dedicado exclusivamente a eventos desportivos e insta o poder local a encontrar “soluções urgentes” para preencher essa “lacuna” existente na cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santo Antão, Orlando Delgado, anunciou, em entrevista à rádio pública na semana passada, garantiu que o novo pavilhão coberto será inaugurado no próximo dia 15 de julho.

Segundo Delgado, todos os equipamentos necessários já estão no município, aguardando apenas a chegada dos técnicos responsáveis pela instalação do piso, que virão de Portugal no dia 8 de julho. O autarca assegura que até a data de inauguração tudo estará pronto.

Além das competições de vôlei, o pavilhão também estará preparado para receber competições de artes marciais, contando com a aquisição de um tatame para as atividades de judô.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Voleibol, António Rodrigues, aproveitou o momento para anunciar a realização dos campeonatos de voleibol sénior masculino e feminino em Ribeira Grande, justamente no novo pavilhão. Os campeonatos estão programados para o mês de agosto e trarão ainda mais destaque para a cidade e para a ilha de Santo Antão.

AC – Estagiária

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.