As duas equipas campeãs regionais de andebol, Amarante e Batuque, passaram para a segunda fase dos jogos das preliminares para o campeonato nacional de Andebol. As duas equipas campeãs de São Vicente venceram todos os jogos da primeira fase dos preliminares.
Sénior Masculino
O polidesportivo de Oeiras ,em Monte Sossego, encheu-se para acolher o jogo entre o Batuque campeão de São Vicente e os Fidjus de Tabanka campeão de Santiago Norte. No seu terreno ,e com o factor casa a seu favor , a equipa do Batuque esteve melhor no jogo impondo o seu ritmo de jogo e com lances de cortar o fôlego de qualquer atleta. A equipa do Batuque venceu por 29-22 a equipa do Fidjus de Tabanka que se revelou uma equipa um “pouco desconcentrada.”
É de realçar o ritmo do jogo e a luta entre as duas equipas para vencerem o jogo. Foi um jogo bem disputado e renhido até o apito final dos árbitros.
Sénior Feminino
No único jogo que a equipa campeã de São Vicente realizou frente ao Intercutelo campeã de Santiago Norte, a equipa do Amarante esteve melhor e venceu por 24-20. Num jogo em que a equipa do Intercutelo se demonstrou pouco ofensiva .
Este jogo foi um jogo marcado por uma péssima arbitragem, feita por um árbitro da Ilha de Santiago e um árbitro de São Vicente. Pois erraram muitas vezes ao marcarem “passes” as jogadoras do Amarante quando estes não o faziam, e muitas vezes por causa desses erros anularam os contra-ataques da equipa do Amarante.
A capitã da equipa do Amarante, Cely afirmou ao NN que o Amarante não conseguiu fazer o seu jogo habitual visto que a equipa de arbitragem estava a errar. Pois esta afirmou que jogou uma época inteira a jogar de uma maneira e chega nas preliminares os árbitros marcam faltas quando não as cometem.