O Grupo Desportivo da Palmeira, da ilha do Sal, está, pela segunda vez consecutiva, na final do Campeonato Nacional de Futebol. A equipa orientada por Toca leite, venceu, este sábado, o Clube Sportivo Mindelense por 2-1 no jogo da segunda mão das meias-finais, disputado no Estádio Adérito Sena, em São Vicente. “Boy” (camisa 15) foi o herói da partida ao marcar o golo que deu o triunfo e a consequente passagem à final aos palmeirenses. Já estavam nos descontos quando fez o 2-1, de canto directo.
Um jogo intenso, e muito bem jogado. O Mindelense entrou mais forte nos primeiros 15 minutos, sem, no entanto, criar muitas situações de perigo. O Palmeira reagiu e equilibrou a partida que foi para o intervalo a zero.
Na segunda parte, a equipa do Sal entrou a “matar” e logo nos primeiros 30 segundos inaugurou o placar, quando “Ponta” recebe a bola pela esquerda, e com um remate “fulminante” bateu o guarda-redes Ken, que não teve nenhuma hipótese contra o pontapé fortíssimo do avançado do Palmeira.
Depois do golo, o Mindelense tentou assumir as despesas do jogo, mas esta esteve repartida, por quase toda a segunda parte, com maior sinal de perigo para a equipa do Sal, que aos 68 minutos, Latche desperdiça a melhor oportunidade do jogo.
Dez minutos depois, na sequencia de uma bola parada, o Mindelense viria a empatar, mas o árbitro da partida, já tinha assinalado falta ofensiva, e anulou o golo, quando o estádio já tinha levantado para festejar o empate.
Aos 90 minutos, Ronny fez o papel de guarda-redes na perfeição, mas esta não era a sua função e árbitro Nuno Varela assinalou grande penalidade a favor do Mindelense. Chamado a converter, o médio Kalu atirou para um lado e Djão para outro e Mindelense voltou a estar em vantagem na eliminatória.
A equipa salense, não desistiu e por duas vezes, esteve perto do golo, na cobraça de um canto. Mas por duas vezes, Ken esteve a altura do desafio.
Contudo, o guardião do Mindelense não conseguiu impedir o 2-1 de “Boy”. Depois de duas defesas do guarda-redes de São Vicente, o jogador do Palmeira colocou a bola longe do alcance de Ken, para o golo que valeu a qualificação para a final.
A final do Campeonato Nacional de Futebol 2022/23 vai ser entre duas equipas que já se tinham encontrado no jogo decisivo. O Palmeira volta a estar pela segunda vez na final.
A Académica do Mindelo que depois de no ano passado, ter terminado o jejum de 15 anos, e vencer a prova, volta a estar numa final, para defender o titulo.
O duelo que vai definir o campeão de Cabo Verde desta temporada está marcado para do dia 08, próximo sábado, no Estádio Dau d’ Segunda, no Maio.