O Tribunal de São Vicente condenou um vendedor ambulante a oito anos de prisão por ter sido apanhado na posse de quatro quilos de cocaína e cerca de seis quilos de marijuana. O indivíduo, que é oriundo da ilha de Santiago, foi detido no caís Acostável durante uma operação policial. As autoridades revistavam as mercadorias de cidadãos provenientes da ilha de Santiago, no sentido de combater o tráfico de droga pela via marítima.
No âmbito dessa busca encontraram um pacote contendo cocaína e um saco de marijuana dentro de um bidão que pertencia ao arguido. O sujeito, de 35 anos, admitiu ser o proprietário dessa mercadoria, pelo que foi detido para averiguações e posterior apresentação as instâncias judiciais.
Com a realização do primeiro interrogatório, o juiz de instrução criminal enviou-lhe para a prisão preventiva. Por ora o magistrado ditou a sentença do processo que determinou a prisão efectiva do acusado, por ser reincidente nesse tipo de crime. Porque segundo os autos da acusação em 2007, ele foi condenado a seis meses de prisão por posse de estupefacientes, porém a pena foi suspensa por dois anos.
De acordo com o juiz a sentença baseou-se no depoimento do arguido que confessou a prática do crime e pelos depoimentos dos agentes policiais que procederam a sua detenção. O vendedor ambulante que reside há cerca de sete anos na ilha de São Vicente afirmou que tinha como propósito vender a droga para resolver alguns problemas financeiros.