A Académica do Mindelo, impôs, hoje, 01 de julho, uma goleada por 3-6, ao Vulcânico do Fogo no jogo a contar para segunda mão das meias-finais. Na ilha do Fogo, a equipa treinada por Rui Leite, foi buscar a qualificação para a final, que acontece na ilha do Maio, no dia 08 de Julho.
Depois do empate em São Vicente, a duas bolas, Vulcânico começou o jogo da segunda mão a marcar logo no primeiro minuto, por intermédio de Sota. Mas a Académica do Mindelo, conseguiu reagir ao golo, depois de 15 minutos de intensa pressão da equipa do Fogo.
Aos 18 minutos Lela empata a partida e quatro minutos depois, aos 22, Gogol deu a volta no marcador. E ainda antes do intervalo viria a apontar mais dois. Aos 40 minutos, por Tony, e aos 44, Pecky fixou o resultado do primeiro tempo em 1-4 para os campeões nacionais.
Na segunda parte, Luisim reduziu o marcador por duas vezes. Primeiro aos 65 e dois minutos depois fez o 3-4, o que levou a equipa da casa a acreditar numa reviravolta, mas a Académica ainda não estava satisfeito e aos 85 minutos Larry que entrou na segunda parte fez o 5-3. Mas ainda faltava o golo do melhor marcador da competição. O sexto e último da partida teve a assinatura de Tchukin, agora com 8 golos na prova.
Em declarações a Inforpress Danilo Dinis, disse que a equipa entrou bem no jogo e conseguiu marcar no primeiro minuto, mas depois houve “erros cruciais” que são inadmissíveis nos jogos de meias-finais e não conseguiu dar a volta ao resultado.
Por sua vez, o treinador da Académica, Rui Alberto Leite, mostrou-se satisfeito com a resposta da equipa e da possibilidade de estar na final.
Na final de 08 de Julho a equipa da Académica vai defrontar Palmeira da ilha do Sal, repetindo assim a final da época passada em que a Académica conquistou o título, 33 anos, depois de vencer a Palmeira na final.