Para o Fundo Monetário Internacional (FMI) as perspectivas de crescimento económico de Cabo Verde em 2015 “são boas”. Isto devido a política económica adoptada pelo Governo até este momento no país. Estas conclusões foram apresentadas pela a chefe da equipa do FMI, Ulrich Jacoby, ao fazer o balanço da missão. Uma outra conclusão que agradou o governo tem a ver a com utilização do financiamento concessional para infra-estruturar Cabo Verde, do ponto de vista físico e institucional, “foi importante” para o país. Isto quando a oposição considera que as essas infra-estruturas serviram para pouco mais que endividar o Pais .
Mas a avaliação positiva tem um mas que se chama endividamento e deficit e aqui as conclusões ,parecem , ir de encontro com as criticas da oposição . Visto que o FMI apesar da validação da política económica adoptada pelo Governo coloca novos desafios em relação à dívida e ao deficit em Cabo Verde.
A ministra das Finanças e do Planeamento, Cristina Duarte , não deve ter sentido o “puxão de orelhas “,pois reafirmou o engajamento do Governo na diminuição do programa de investimentos públicos, levando até ao horizonte temporal de 2018, reduzindo gradualmente o deficit. E sem titubear esclarece “Quem analisa o Orçamento do Estado para 2015 vê que, de facto, o Governo está engajado na diminuição do programa de investimentos e de ajustamento gradual do deficit “.
Nao estou a perceber o pq que o Olavo Correia ou entao o Elisio Freire ainda nao vieram a publico comentar a conclusao dos analistas do FMI. Ou sera que esses tecnicos da FMI nao sabem o que estao a dizer?