Elzo Rodrigues é um jovem empreendedor cabo-verdiano, que tem-se dedicado ao seu projeto inovador chamado “Dam Mon”, que busca proporcionar aos cabo-verdianos uma experiência única ao ar livre, sem complicações. Agora a jornada é pelos faróis do país. Uma forma de conhecer este património da orla costeira nacional.
Com 31 anos de idade, diz que começou as explorações em 2014. Mas não só explorar, e com o tempo começou também a compartilhar conteúdos turísticos relacionados com esses destinos, nas redes sociais.
Recentemente tem trazido um pouco das histórias dos faróis do país, atualmente abandonados pelos seus guardiães, os faroleiros, devido às novas tecnologias. Uma forma de valorizar ainda mais estes monumentos que fazem parte das ilhas.
Em declarações ao Notícias do Norte, Elzo Rodrigues mostra a sua faceta, de um ser apaixonado pelas belezas naturais de seu país. Mostra-se empenhado em levar os seus compatriotas, e não só, a descobrirem os encantos da vida ao ar livre.
Um trabalho, que conforme reitera faz por gosto, que é fotografar e viajar, e compartilhar as experiências que tem com as pessoas que o seguem. Não é só o serviço de guia com uma experiência diferenciada, mas também mostrar um pouco do seu dia a dia, do seu trabalho. “Mostro o tipo de experiência que podemos ter dentro do país, de ajudar a valorizar ainda mais os destinos e criar memórias incríveis”, salientou Rodrigues que quer inspirar as pessoas, a despertar o interesse pelos segredos e belezas escondidos destas ilhas.
Os conteúdos partilhados por este jovem nas redes sociais, são basicamente o turismo nas ilhas de Cabo Verde. Inicialmente, seu foco eram as ilhas de São Vicente e Santo Antão. No entanto, nos últimos tempos, expandiu suas explorações e já visitou tendo viajado para outras ilhas, tais como São Nicolau, Sal Santiago. No momento, a ilha do Maio, vai ser a sua “casa”.
O processo de viagens para as ilhas vem-se desenvolvendo desde o ano passado. Com melhores condições financeiras e mais tempo disponível, Elzo Rodrigues tem se dedicado a explorar todas as ilhas de Cabo Verde.
“Sei exatamente o que quero fazer. O objetivo deste ano é conseguir chegar a todas as ilhas do país, e até agora o balanço tem sido positivo. É uma experiência incrível. Estou cada vez mais apaixonado por este país”, afirmou.
No entanto, enfrenta desafios ao longo de sua jornada. A disponibilidade financeira é um obstáculo, já que explorar todas as ilhas não é uma tarefa fácil, nem barata. Além disso, a conexão entre as ilhas e os problemas de transporte são questões que este jovem precisa lidar.
“Estando dentro da ilha é mais fácil explorar. Mas mesmo assim acaba por existirem questões que não consigo controlar, como é o caso de encontrar dados sobre a história do local. Às vezes, encontro dificuldade em obter informações documentadas ou em encontrar pessoas que conheçam a história do local. É sempre um desafio”, ressaltou.
Um desafio, que entretanto abraça com “garra”, já que faz parte de todo o explorador “cavar” as histórias. E não obstante os desafios, Elzo Rodrigues celebra uma grande conquista – seu envolvimento no projeto “Anciões de Luz e Mar”, do Instituto Marítimo e Portuário (IMP) de Cabo Verde. Um projeto do governo de Cabo Verde, que foca nos faróis e proporciona a Rodrigues a oportunidade de viajar pelas ilhas e conciliar sua paixão pela exploração com seu trabalho.
Sublinhou a importância dessa oportunidade, que é “uma grande conquista ser envolvido neste projeto. Está sendo muito bom, pois em breve vou conhecer a ilha do Maio. Esse trabalho é uma forma de conhecer muitas histórias e pessoas de Cabo Verde”, disse.
O projeto “Anciões de Luz e Mar” tem como objetivo explorar, nos próximos meses, os faróis de Cabo Verde, apresentando suas histórias, curiosidades e influência sobre a população.
Este jovem aventureiro já teve a oportunidade de explorar o Farol Dona Amélia, na Ilha de São Vicente, e mais recentemente, o Farol de Ponta Norte, na ilha do Sal. A cada destino, ele se dedica a conhecer a essência de cada ilha e vivê-la da forma mais autêntica possível.
Elzo Rodrigues, com seu projeto “Dam Mon” e seu envolvimento no projeto “Anciões de Luz e Mar”, está deixando sua marca nas ilhas de Cabo Verde.
AC – Estagiária