A presidente eleita do PAICV conseguiu a maioria absoluta na eleição dos membros para o Conselho Nacional. A Lista proposta por JHA obteve 63 %, Felisberto Vieira 28,4 e Cristina Fontes 8%. Para a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização a lista de JHA elege cinco membros e Filu apenas 2 e Cristina não consegui eleger nenhum membro. Em relação ao Conselho Nacional os eleitos ficaram assim distribuídos:
JAH – 32 eleitos
Filu _ 14
Cristina 4
Este resultado, onde a líder consegue a maioria entre os congressistas acabou com as especulações que “ JHA seria líder do partido sem a maioria nos órgãos do partido “. Mas, mais importante este resultou, para além de dar “ carta-branca” a nova líder para conduzir o PAICV de acordo com a sua moção da estratégia, esconjura o fantasma de Filu … pelo menos até ao próximo congresso
Os que votaram na Janira na esperança de ver os velhos fora de acção, e os jovens no poder, sentem-se traidos. Sim. Trazer o Inocêncio das catacumbas é sinal de falta de maturidade ou manipulação, jà se sabe de quem.
Ê de perguntar se a Janira não é uma mentira.
63% contra 28,4… como é que se compreende que a jovem eleita, em quem se depositou toda a esperança para dar uma grande volta, designa para seu vice-presidente o politico mais banana que Cabo Verde produziu? Perante tal monstruosidade fico sem fala. Esperou-se 40 anos para se sair de um buraco imundo e faz-se como o caraguejo. Não se pode falar de trucagem mas de perversidade.
O problema não é o Filu, o adversàrio declarado da eleita para dirigir o partido, mas o Manuel Inocêncio, o homem de palha em quem ninguém tem confiança. José Maria sai mas deixa uma marionete que vai continuar a guiar na montagem para a continuação.
Até um cego reage perante tanta sujeira.