O Centro Comum de Vistos realiza, entre os dias 26 a 30 de junho, uma presença consular em São Vicente para cerca de 350 pessoas, cerca de 70 por dia. No momento que a informação foi veiculada, no site da Embaixada de Portugal em São Vicente, os mindelenses, para garantir presença no local, na segunda-feira, 26, montaram filas, na porta da Assembleia Municipal, na Rua São João, onde vão ser feitas as entrevistas para pedido de visto.
O agendamento prévio, que até há pouco se fazia online através do site E-VISA do Ministério dos Negócios Estrangeiros: https://pedidodevistos.mne.gov.pt/VistosOnline/, não se encontra disponível, pelo que o agendamento, será feito de forma presencial.
E feito o anúncio, as filas começaram a surgir, por volta das sete horas da manhã, deste domingo, visto que conforme veiculadas pela página oficial do Facebook da embaixada, o atendimento vai ser feito por ordem de chegada, mediante inscrição junto do funcionário de serviço, num total de 70 vagas. Vão ser cerca de 40 de manhã e 40 à tarde, num limite máximo de 350 para a semana toda.
A medida, prosseguiu, pretende ainda agilizar os pedidos das pessoas contempladas em alíneas do Acordo de Facilitação de Vistos entre a União Europeia e Cabo Verde.
Informa ainda que quem não puder ser atendido no dia que comparecer, porque as vagas se encontrarem preenchidas, terá a possibilidade de marcar em função das vagas ainda disponíveis.
Assim, esses requerentes, podem dirigir-se ao prédio da Assembleia Municipal, de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 as 13:00 e das 15 às 18:00, sem necessidade de agendamento prévio, para submeter o seu pedido de visto.
Lembra, ainda, a entidade, que os pedidos de visto têm que ser obrigatoriamente entregues pelo próprio requerente e que só serão aceites pagamentos através de cartão 24. Não se aceitam pagamentos em dinheiro.
O levantamento dos passaportes será feito de acordo com o número de senhas distribuídas diariamente mediante a apresentação da cópia do email enviado.
Podem ser entregues pedidos de visto Schengen de curta duração para os seguintes países: Portugal, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Áustria, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Noruega, Países Baixos, República Checa, Suécia e Suíça*.
*Para a Suíça só são emitidos vistos de curta duração para titulares de passaportes diplomáticos e de serviço.