Apesar da direcção do MpD mostrar que todas as decisões relativas aos seus candidatos as próximas eleições serão tomadas no tempo decido pelo partido, na realidade não é bem assim ,como se sabe. E os jogos de bastidores e lançamento de “balões de ensaio” começaram há muito tempo.
Em São Vicente o surgimento do nome do ex-deputado Rui Figueiredo para cabeça de lista por São Vicente nas legislativas de 2016 está a agitar as hostes ventoinhas. E como não se sabe quem “lançou o balão de ensaio” todos estão contra essa opção, mas as opiniões são emitidas no estilo conversa de café. Mas que traduz o mau estar que essa possibilidade está causar. A nível da direcção local ,João Gomes recusa-se a comentar essa possibilidade e até diz “ que ainda não tinha ouvido falar dessa hipótese “.
Mas se não ouviu anda muito distraído, para quem é apontado como o cabeça de lista preferido pelas estruturas locais do MpD. E João até ganhou alguma legitimidade politica para aspirar a ser cabeça de lista do MpD em São Vicente: foi presidente da Assembleia Municipal, é deputado nacional, coordenador do partido da ilha. Isso pode não chegar para ser cabeça de lista, mas dá-lhe, seguramente, mais argumentos que Rui Figueiredo que a última lembrança que as ventoinhas têm dele é do desastre que conduziu o partido quando foi cabeça de lista em 2005 com a sua estratégia “ de não sujar os pés nos bairros e tocar tambores que o resto se resolve “. Mas em São Vicente há outros apetites. Os afectos ao presidente Augusto Neves não querem João Gomes porque defendem que o cabeça de lista deve ser “ um menine de Soncent”, mas não Rui Figueiredo, pois querem o seu “ menine de Soncent”.Mas têm poucas escolhas: Humberto Lélis ou Celeste Fonseca.
Resta saber se estes têm “ munições “ suficientes para batalhar pelo lugar. Isto quando António Jorge Delgado e Jorge Santos também podem se interessar pelo lugar e complicar as contas.
A Cabeça de lista tem que ser o Sr. João Gomes, e fim do papo.
Querer um autêntico “mnine d’Soncente” é o desejo de todos mas que seja mais de coração que de oportunismo. ‘As vezes um filho de fora tem mais vontade de trabalhar para essa ilha. Não se esqueçam o resultado de esparposentezas
Quem é este António Jorge Delgado? algum dia ele fez uma intervenção no Parlamento digno dum Deputado? Essas Personalidades estão completamente ultrapassadas e queimadas pelo tempo, pelo que, o MPD deve apostar numa Personalidade se não for a Dra. Isaura, ainda que seja independente. Esses nomes constados no texto devem dar uma contribuição noutros espaços. A lista deve ter Gente do povo e que sabe mobilizar plos argumentos intelectuais.