Navio Vicente afundou-se perto do Porto do Vale dos Cavaleiros
O navio “roll on roll off” Vicente, que pertence à Companhia Tuninha afundou-se , por volta das 22 horas nas imediações do Porto do Vale dos Cavaleiros, na Ilha do Fogo. A embarcação vinha do da cidade Praia transportava pessoas e cargas para a Ilha do Fogo.
Dia 9
naufrágio do navio Vicente : um morto e 21 desaparecidos
Está confirmada a primeira morte na sequência do naufrágio do navio Vicente ocorrido ontem por volta das 22 horas perto do Porto de Vale dos Cavaleiros na ilha do Fogo. Já foram resgatados quatro sobreviventes e um corpo sem vida . Em declarações a RCV o piloto do navio Vicente disse que a bordo vinham 26 pessoas , entre elas uma criança. Ainda não se sabe quantos passageiros vinham no navio . Com o passar das horas em São Felipe as autoridades começam a prepara-se para o pior , visto que as informações que chegam não dão conta de mais sobreviventes . O Delgado de saúde ,Ledo Pontes disse a rádio publica que está preocupado com a conservação dos corpos que possam ser resgatados , visto que a ilha do Fogos só dispõe de quatro câmaras de conservação .
Vela ,irmão do deputado João Luis foi resgatado
Vela estagiario no navio Vicente e irmão do dirigentes da UCID e deputado Nacional , João Luis foi resgatado com vida esta manhã junto dos ilhéus. Ontem á noite um post colocado no Facebook , pelo presidente da UCID , António Monteiro afirmava que “Acabo de receber uma triste noticia! O irmão do meu amigo Joao Luis, Deputado da UCID, morreu no acidente ocorrido com o N/M Tuninha!”. Mas João Luis confirmou , há momentos ao NN que o irmão está vivo e que foi a quarta pessoas a ser resgatada ” ele está bem ,apenas muito cansado e está a recuperar
seis pessoas num ilhéu á espera de serem resgatadas
Foram resgatadas mais dez pessoas que vinham a bordo do navio Vicente . O total de pessoas resgatadas é agora de de 14 pessoas , somando com as três que ontem a noite chegaram ao Porto do Vale dos Cavaleiros e mais uma que foi resgatada esta manhã. O balanço ás 12 h 00 m era o seguinte : 1 morto , 4 resgatados , 6 a espera de regaste num ilhéu 15 desaparecidos . O navio Crioula resgatou quatro pessoas e outras seis estão a ser levadas para terra.
Naufrágio com três mortes confirmadas : criança morre nos braços do pai
O número de mortes aumentou para três. Entres estas mortes está uma criança .O pai disse a RCV que a criança morreu-lhe nos braços e teve que abandonar o corpo sem vida para conseguir se salvar . O corpo de um homem também foi abandonado no mar e outro foi registado e está em São Felipe , ilha do Fogo . Assim as 20 horas o balanço era o seguinte :
3 mortes , 11 resgatados e 12 desaparecidos
Dia 10
Gabinete de Crise: “Os milagres existem, mas começa a ser difícil encontrar sobreviventes”
As buscas de hoje terminaram sem que fosse encontrado mais nenhum sobrevivente do naufrágio do Navio Vicente. De acordo com o capitão dos portos de Barlavento, que preside o Gabinete de Crise, “foi feito um esforço tremendo, foram usados meios marítimos e meios aéreos muito sofisticados, e não conseguimos encontrar nenhum sobrevivente.
Dia 12
Vicente está a 1200 m de profundidade a 4 milhas de Vale dos Cavaleiros
As autoridades marítimas já têm a localização do Navio Vicente: está a 1 200 m de profundidade a 4 milhas de do Porto do Vale dos Cavaleiros. A posição do navio afundado foi fornecida pelo GPS do navio Ostreia que operava no local quando se deu o naufrágio do Navio Vicente.
Terceiro dia de buscas: a possibilidade de encontrar sobreviventes são nulas
No fim do terceiro dia de buscas não foi encontrado nenhum sobrevivente , nem foi resgatado nenhum corpo .Apenas foram encontrados coletes e bóias e peças de madeira . Assim o balanço mantém-se:
11 Pessoas resgatadas com vida
1 Cadáver resgatado
2 Cadáver avistados por pessoas resgatadas
12 Desaparecidos
Ao fim de 76 horas de buscas e nas condições em que se deu o naufrágio a possibilidade de encontrar sobrevivente “ é praticamente nula”. A partir de agora encontrar ocupantes do Vicente com vida será “ considerado um milagre”
Dia 13
Comoção na chegada dos sobreviventes e do cadáver de um tripulante
Comoção .Choros .Gritos .Abraços .Tristeza .Alegria .Uma mistura de sentimentos à chegada dos sobreviventes que trouxeram o cadáver do colega que era conhecido por Canja . Enquanto uns gritavam pela perda de Canja ,outros gritavam porque tinham driblado a morte no mar revolto do Fogo e iniciavam uma segunda vida nos braços dos filhos , das mães , das mulheres que julgaram que nunca mais abraçariam.