O ministro das Finanças assegurou hoje que o Governo está a trabalhar “a todo o vapor” no processo de transformação de Cabo Verde num “hub” de formação profissional, tendo já uma equipa constituída e proposta apresentada a Portugal.
Olavo Correia fez estas afirmações à imprensa quando questionado sobre o andamento do processo e no âmbito do seu recente encontro com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho.
“Estamos a trabalhar ‘a todo o vapor’, temos já uma equipa constituída, proposta apresentada a Portugal”, informou o ministro, que reiterou que a intenção é criar um centro de formação que abrange áreas que têm a ver com o turismo e área alimentar, a construção civil, tecnologias de informação e comunicação, mas também que tem a ver com cuidados e área industrial.
Segundo disse, Cabo Verde tem trabalhado no sentido de montar um ‘hub’ de formação em parceria também com Luxemburgo, e poder assim, formar jovens com dupla certificação para trabalharem para o mercado cabo-verdiano, europeu, americano e mundial.
“Portugal é já um parceiro e vai reforçar esta parceria, temos Luxemburgo também que está a trabalhar connosco nessa área, o Banco Mundial e temos todas as condições para fazer de Cabo Verde um ‘hub’ de formação”, perspectivou.
Para Olavo Correia a velocidade é importante, pelo que diz esperar que ainda este ano possam ter boas notícias e começar já com algumas actividades no quadro desta abordagem.
Mas assegurou que o processo está com uma boa dinâmica, daí manifestar-se confiante de que o País possa ter sucesso nesta matéria, de modo a servir os jovens cabo-verdianos na criação de oportunidade.
Inforpress/Fim