Em comunicado o MpD manifesta a sua preocupação “ com a frequência com que uma determinada tipologia de crimes tem ocorrido em Cabo Verde.” Embora o comunicado não mencione directamente o atentado contra o filho do primeiro-ministro , mas deixa os destinatários adivinharem que é sobre isso que fala.
E depois continua dizendo que “As ameaças ao Estado de Direito Democrático e às suas instituições fundamentais têm ganhado corpo e atingidos níveis de concretização que exigem uma redobrada prioridade do País à problemática da Segurança, com destaque para os crimes relacionados com o narcotráfico cujo combate deverá ser erigido como objectivo maior nas relações de cooperação e parcerias internacionais “ .Nesse sentido o MpD defende que um país pequeno e vulnerável como Cabo Verde tem que ancorar o seu desenvolvimento em dois factores fundamentais: a Segurança e a Confiança. São condimentos fundamentais que de um momento para o outro podem ser desconstruídos, fragilizados e perdidos, com impactos negativos sobre a economia e a vida das pessoas. São por isso construções que precisam de uma base sólida, consistente, estável e previsível. Garantir segurança aos cidadãos deve ser o objectivo número um do Governo”. Só que o maior partido da oposição no seu comunicado não aponta nenhuma medida que acha que o governo deve tomar para fazer face a “ determinada tipologia de crimes tem ocorrido em Cabo Verde”.
Limita-se a dar conselhos .E estes .como diz povo , se fossem bons não se davam : vendiam-se !
Desafio o Notícias do Norte a citar um único caso no Mundo onde os partidos da oposição de dentro ou fora do arco da governação que são capazes de apresentar medidas concretas seja para o que for. Quem governa é que meios para apresentar medidas concretas e levá-las a cabo dentro da gestão do orçamento geral do Estado. A oposição em todo o Mundo só pode apresentar medidas abstractas. Não tem meios para mais.
Desafio os leitores e indicarem-me um único país no Mundo onde os partidos da oposição de dentro ou fora do arco da governação que seja capaz de apresentar medidas concretas seja para o que for. Quem pode apresentar é quem governa já que ele e só sabe dos meios disponíveis. Para o combate ao crime o partido A, na oposição, pode propor, por exemplo, a colocação de vigilância por satélite com alta penetração. É uma proposta concreta. O Governo diz não temos verba para tal.
Quem gere o orçamento e tem capacidade de fazer transferência de verbas é quem governa. Se uma proposta concreta não estiver prevista no orçamento tem o poder de fazer compensações. Não sejamos tão exigentes.