O Bispo da Diocese de Santiago foi nomeado pelo Papa Francisco, Cardeal de Cabo Verde. Uma história vivida pela primeira vez no país e que será uma mais-valia para a sociedade cabo-verdiana.
No dia 14 de Fevereiro, a Igreja católica de Cabo Verde passará a contar com o seu primeiro Cardeal. O Papa Francisco nomeou o Bispo da Diocese de Santiago, D. Arlindo Furtado, Cardeal.
Quinze novos Cardeais de catorze países foram nomeados pelo Papa Francisco. O anúncio foi feito pelo próprio Papa neste domingo durante a oração dos anjos. O Santo Padre afirmou que é com grande alegria que no próximo dia 14 de Fevereiro, nomeará os novos quinze Cardeais de catorze nações, uma ligação especial entre a Igreja de Roma e a Igreja particular. Nesse dia realizará uma solene celebração com os novos Cardeais.
Em Fevereiro próximo, no Vaticano, Dom Arlindo Furtado será o primeiro alto dignitário da Igreja Católica de Cabo Verde, a ser nomeado Cardeal e, como tal, assistirá o Papa Francisco em diversas competências, sendo elevado, no âmbito da diplomacia, a “príncipe da Igreja”.
Este é o segundo Consistório do actual pontificado, após a criação de dezanove Cardeais.