A PJ pensa apresentar nas próximas 24 horas o suspeito ter violado e assassinado Cecília Brito de 92 anos de idade . Conforme o NN revelou em primeiro mão o individuo é um homem de 26 anos chamada Ademar ,morador no Alto S. Nicolau , que esteve preso preventivamente por violar uma mulher de 79 anos em 2003 ,na mesma zona.
Só que Ademar foi colocado em liberdade porque o exame de sanidade mental requerido pelo Juízo Crime de São Vicente provou que ele sofria de perturbações mentais . E por força do artigo 18º, do Código Penal, ele foi declarado inimputável e ficou em liberdade perante a obrigatoriedade ser sujeito a tratamento médico intensivo nos Serviços de Psiquiatria. Parece que o tratamento não resultou e todos os indícios apontam que, desta vez ,foi para além da violação e terá cometido um crime que se iguala aos praticados por Zezinho Catana .
Em 2013 quando Ademar assaltou a casa de uma idosa de 79 anos tendo agredido e violada a anciã o Tribunal decidiu pela sua inimputabilidade atirando por terra a investigação da PJ . Hoje a policia cientifica sabe que um novo exame de sanidade mental requerido pelo advogado ou pelo juiz pode dar o mesmo resultado do que o do ano passado. Por isso, o NN sabe que a PJ não rem pressa ,pois quer provar que o individuo teve momentos de lucidez quando “ perseguiu a idosa fazendo o controlo dos seus movimentos e a hora que estaria sozinha em casa “ .Outro facto que mostra a lucidez ,até planeamento , tem ver com a forma como entrou na casa : subiu por uma parede que deu acesso ao quintal e depois entrou dentro de casa. A agora o que se passou lá dentro , violação e esquartejamento do corpo, “ é coisa de um psicopata na esteira de Zezinho Catana .”
O NN filmou a saída do corpo da casa para a ambulância , imagens que deixam antever o que se passou dentro da casa de mana Cecília no Alto S. Nicolau . Uma casa onde morava uma senhora de 92 anos que era querida e estimada por todos . Mas que encontrou a morte, sem saber porque .Sem entender ,nem a sociedade como é um individuo considerado doente e não perigoso para justiça ficou solto e sem controlo para matar uma inocente .Não entendemos !!!
E agora? … Quem é o responsável por este indivíduo estar solto? A quem imputar este horrendo crime? Se há crime, há imputáveis, não pode haver inimputáveis. É urgente começar-se a incutir o princípio de responsabilização. Esta cultura de desresponsabilização em Cabo Verde tem acabar. Os familiares desta senhora, têm todo o direito de processar a Delegacia de saúde, os Serviços de Psiquiatria, ou qualquer outra instituição com RESPONSABILIDADES nesta matéria, por este crime. Pois é … e agora?
Zezinho Catana mata e el vende carne de ser humano el foi considerado doent mental ess ot faze de ques seus el foi mandob pa fora mod el é considerod um doent mental e agora ess doente mental faze de ques seu nera so que leva morte de um inocente.E agora el ti ta bem fca em liberdade mod um simples atestado