A directora clínica do Hospital Baptista de Sousa diz que a direcção do Hospital encontra-se satisfeita e surpresa com a aceitação do público em relação à implementação do Sistema de Triagem de Manchester.
Ao contrário das expectativas da direcção do Hospital Baptista de Sousa, os utentes têm recebido muito bem a inovação com a introdução do Sistema de Triagem de Manchester.
O novo sistema passou a vigorar desde o dia 26 de Novembro e a avaliação feita pela directora clínica do Hospital, Samila Inocêncio, é muito positiva, pois o protocolo tem permitido classificar com confiança a gravidade do doente.
Para a directora clínica, o conceito foi bem recebido pelos profissionais de saúde, o que lhe permite também fazer uma avaliação positiva. O sistema de triagem por prioridade foi certificado internacionalmente, visando a classificação de risco.
Segundo o folheto informativo, “o sistema consiste na avaliação e observação do utente que se apresenta nas urgências, com o objectivo de estabelecer prioridades de atendimento, de modo a reduzir o tempo de espera no serviço e garantir que os utilizadores recebam o tratamento adequado ao seu estado de saúde”.
Samila Inocêncio esclarece que o sistema não veio para minimizar o tempo de espera no banco de urgência, mas sim para dar maior atenção aos pacientes de maior gravidade.
Ao dirigir-se ao Banco de Urgência, o utente é atendido por um enfermeiro que, após analisar o seu estado de saúde, lhe coloca uma pulseira, cuja cor traduz a urgência do seu atendimento
O HBS apostou numa campanha de informação aos utentes, na distribuição de folhetos e na divulgação de um vídeo informativo no Banco de Urgência do Hospital. O tempo de espera até ao atendimento pelo médico é calculado com base na urgência da sua condição.
Um dos objectivos deste sistema é separar os casos verdadeiramente urgentes dos não urgentes e garantir o atendimento prioritário dos casos mais graves.
O sistema de Triagem de Manchester, que permite classificar a gravidade do doente, implementado no Hospital Baptista de Sousa é pioneiro no país e em breve estará nas outras ilhas do país.
El triagen Manhester es para implementar la ciencia ,es protocolo MEDICO establecido , q llega a CV ahora !!!!, Esto no es moda para aceptacion o gusto del utente .Esto es instrumento MEDICO . es la meta de arranque para salvar vidas a partir de ahi q obstaculo existe para conseguir dar alta Esto nao es noticia ,esto es intento de lavar nombre ,nao PROFESION ..
por que censuraron mi comentario de hoy?