Cabo Verde luta para certificado livre de paludismo e para cumprimento da iniciativa SaME

29/03/2023 19:31 - Modificado em 29/03/2023 19:31

O coordenador do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo (PNLP), disse hoje que Cabo Verde está a lutar para a certificação livre de paludismo e a trabalhar para que a iniciativa SaME seja cumprida pelos Estados membros.

António Moreira, que falava à margem da cerimónia de abertura da reunião técnica da Iniciativa de Eliminação da Malária do Sahel (SaME) que decorre na Cidade da Praia, de 29 a 31 do corrente mês, disse que essa reunião tem como principal plano debater o estatuto da iniciativa e preparar a quinta reunião do fórum ministerial SaME a realizar-se à margem da Assembleia de Ministros da Saúde, provisoriamente, agendada para Maio de 2023.

“Para cumprir esta meta estamos a trabalhar um plano 2020/24 na vigilância epidemiológica e entomológica nos portos e aeroportos e um plano de prevenção onde consta várias actividades na parte de diagnóstico precoce e investigação de casos para evitar casos locais, mas também a nível da nossa sub-região”, disse em declarações à imprensa.

Falando da Reunião Técnica do SaME, António Moreira, sublinhou tratar-se de um encontro para avaliar o desempenho da iniciativa e preparar a quinta reunião dos ministros a ter lugar no mês de Maio, na Guiné-Bissau.

Lembra ainda que Cabo Verde, apesar de estar a lutar para receber o certificado, é um País altamente vulnerável ao paludismo por possuir presença do vector provocado pelo mosquito Anopheles gambiae e pela circulação de pessoas das zonas endémicas, razão da iniciativa SaME.

Questionado se os esgotos a céu aberto, como o caso do de Achada Grande Trás, não contribuem para aumento de casos de paludismo, esclareceu que os mosquitos de esgotos existente no local não são transmissores de paludismo, mas admite a necessidade de se resolver o problema para evitar outras situações.

PC/HF

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.