Alunos do ISCEE (Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais), no Mindelo, manifestaram-se à frente do Instituto. Em causa os alunos estão revoltados com a implementação de um novo regulamento imposto pela direcção, em que os alunos por cada disciplina em atraso serão obrigados a pagar uma taxa de cinco mil escudos. Estes acham que a taxa é elevada e a maioria não tem terão condições para pagar a referida taxa.
O presidente da Associação de estudantes argumenta que o regulamento foi aplicado no mês de Agosto para Setembro e os alunos inscreveram-se em Julho e isto por isso não tiveram conhecimento da situação antes de fazerem a matricula . Jaqueline aluna do 4 ª ano de gestão diz que os alunos procuram o diálogo mas que a direcção não levou em conta as suas reivindicações. “Simplesmente colocaram um papel no fim de Novembro na parede avisando que tínhamos até o fim de Janeiro para fazer um pagamento de cinco mil escudos em prestações de mil escudos”.
E acrescenta que a atitude não foi a correcta, primeiro porque não têm cinco meses para fazer o pagamento, mas sim dois meses e também porque não têm essa quantia para pagar. “Se estão com dinheiro fácil, nós não temos”, como sublinha Jaqueline.
“Deviam ter avisado e deveriam deixar a medida para ser aplicada no próximo ano lectiivo”, como diz o presidente da associação. E esta é a contraproposta dos estudantes que pelo menos a medida entrasse em vigor a partir do próximo ano.