Os trabalhadores do Vila Verde Resort estão há quatro meses sem salário, motivo pelo qual um deles, desesperado, se apoderou de equipamentos informáticos da empresa. Isto, segundo o trabalhador, como forma de pressão para fazer pagar as mensalidades em atraso.
Lenine Évora, trabalhador da Tecnicil, empresa que faz a gestão do complexo Hotel Vila Verde Resort na ilha do Sal, diz que há quatro meses que a empresa não paga os salários.
Tendo em conta a situação de desespero por parte dos trabalhadores, Lenine Évora diz que se apoderou de dois computadores e um portátil e deixou um bilhete ao patrão dizendo que quando fizer o pagamento do seu salário devolveria os seus equipamentos e, caso não pagasse, a empresa não ficaria a dever-lhe. Lenine diz ter responsabilidades com os filhos, renda da casa, alimentação, educação e várias outras despesas e não sabe o que fazer para resolver o problema.
O trabalhador conta que trabalhou durante dois meses e a empresa pagou-lhe apenas a metade de uma mensalidade e, neste momento, a situação encontra-se cada vez mais complicada. Isto porque a empresa encontra-se encerrada há mais de quatro meses e não foi paga nenhuma mensalidade. Os trabalhadores estão desesperados porque a empresa não deu nenhuma satisfação, nem esperança de que um dia irão fazer o pagamento dos salários em atraso.
O mesmo avança que as esperanças não são muitas porque segundo o director da empresa “se os próprios trabalhadores não recebem os salários, os netos poderão receber”. Lenine Évora afirma que os trabalhadores já deram conhecimento da situação ao Sindicato, Inspecção, Direcção-Geral dos trabalhadores e ainda ao Tribunal.
De acordo com o trabalhador, a empresa fez uma queixa-crime contra o mesmo e questiona “porque é que a lei não funciona contra as empresas como a Tecnicil, mas funciona rapidamente contra os funcionários que tentaram resolver a situação de diversas formas”.
O trabalhador reconhece que foi uma atitude impensada, o facto de se ter apoderado dos equipamentos informáticos da empresa, mas que irá comparecer na Esquadra para esclarecer a situação.
Fizestes bem Lenine tivestes muita coragem o que muitos não tem por causa das ameaças sucessivas da parte dos que se acham poderosos. No teu lugar fazia o mesmo. 4 meses de salário em atraso isso sim, é crime e roubo. Um país onde a lei não funciona. Isso é desumano, vê-se a crueldade e maldade na vista deles. Deus é Justo há de vos amparar e fazer a sua justiça porque aqueles Senhores ali são amantes dos seus próprios prazeres.
Força e coragem trabalhadores injuriados o abuso cessará um dia. Fé
é ladrão deve ser tratado como tal, pau nele, para não virar moda.
bo fazê bem Lenine. Bo tive bom coragem. Tud gente devia tem coragem moda bô. Kel lá não é ladronice. kel lá ê bo trabói k já te trabalhót. assim es te tchá de gozá má trabalhadores
O tal Zemas só pode ser um dos manda chuvas da empresa, se fosse um pobre trabalhador injustiçado e com filhos para sustentar não teria dito isso. Aposto que esta com o “CU” bem gordo a custa da classe trabalhadora. Va para o diabo que te carregue Zemas, ele fez muito bem e se alguns se inpirarem nel é isso mesmo que deve ser feito. Farta de idiotas como tu que vive a custa do trabalho dos outros.