O último assalto a um taxista no Mindelo tornou a pôr na agenda do dia a questão da segurança destes profissionais. Nalgumas entrevistas na comunicação social, foi levantada a questão do uso de arma para a auto-protecção dos taxistas, principalmente dos que trabalham à noite. Mas de algumas entrevistas feitas, surge a ideia que a posse de arma não é a melhor solução.
“Acho que não é a melhor solução”, afirma Hélder. E esta é a posição defendida por vários outros profissionais da área. Esta posição é mantida uma vez que a posse de arma de fogo é ilegal. E esta é a questão que deixa alguns taxistas reticentes sobre esta medida de protecção. “Não é solução porque a posse de arma é ilegal e mesmo para a protecção pode constituir outro problema”, sublinha Paulo Sérgio.
A questão da posse de arma para proteger os taxistas pode ser um novo problema para os mesmos. Mas como Calhoca, outro taxista, diz a situação da protecção dos taxistas é uma situação complicada.
A sugestão é que os taxistas possam ter mais atenção e usar melhor o discernimento para saber quem devem ou não fazer frete. “Os taxistas têm de ter um olho aberto e não apanhar todas as pessoas e fazerem uma avaliação e fugirem a qualquer suspeita”, diz Calhoca. Mas o mesmo taxista admite que é complicado já que ninguém tem uma placa afirmando que é bandido ou não.
A sugestão é mesmo ter mais atenção porque “as autoridades não estão sempre presentes”.
Ja e rempo dos Taxista unirem mais para criar um Software/GPS,e estabelecer um programa TAXI – SEGURO como em Portugal. A associacao dos Taxistas tem esta responsabilidade.
Lamento esta forma de assalto aos taxista que operam de noite.
Porém, não são só os utentes é que são bandidos. Já apanhei um táxi a noite e chegada a minha residência fui assaltado por o taxista que me arrematou a minha carteira e acelerou despois.
Há muitos que operam de noite que são bandidos.
Tenho dito.
Meus caros taxistas, voces ja conhecem os nomes de pelo menos 2 o Cai e o Mozer, e sabem q a justiça vai defende-los. Portanto tendo uma associação façam um frete com os meliantes para baía das gatas e levem um pau com prego, desfaçam a mão direita dos dois e deixam a esquerda para trabalharem.