Dez pessoas de Chã das Caldeiras deram entrada no Hospital de São Filipe com sintomas respiratórios, vómitos, tonturas e dores de cabeça. Isto, após uma semana em que o Vulcão do Fogo entrou em erupção e começa a causar alguns mal-estares a nível da saúde que, no entanto, não são considerados graves pelo Delegado de Saúde, Luís Sanches.
O Delegado de Saúde na ilha do Fogo disse à RCV que o Hospital de São Filipe recebeu habitantes de Chã das Caldeiras com sinais de exposição aos gases e às poeiras expelidas pelo Vulcão do Fogo. O Delegado de Saúde, Luís Sanches, assegura que os pacientes estão com sintomas respiratórios, vómitos, tonturas e dores de cabeça e considera que os sintomas apresentados não são graves e não são necessários tratamentos agressivos. Os pacientes foram medicados e reencaminhados para os centros de acolhimento de Achada Furna e Monte Grande.
Luís Sanches aconselha as pessoas a usarem mascara contra o pó para diminuírem o efeito provocado pela inalação dos gases e das poeiras expelidas pelo Vulcão do Fogo. Assim, o Delegado de Saúde apela à população para evitar a exposição à poeira e aos gases e para terem alguns cuidados na limpeza das casas como evitar o uso da vassoura, mas optar por um pano húmido. Luís Sanches acrescenta que “quem tiver ar acondicionado que opte pelo uso do mesmo e feche as janelas, a fim de evitar a entrada da poeira”.