O governo de Cabo Verde organiza, entre 2 e 3 de dezembro (quarta e quinta-feira próximas), uma cimeira sobre a regionalização do país, com o objectivo de se fazer uma reflexão «exaustiva» sobre os diversos cenários possíveis da divisão político-administrativa do arquipélago.
O evento vai contar com a participação de forças vivas do país, órgãos do poder do Estado, a nível central e local, dirigentes de partidos políticos, bem como de organizações da sociedade civil, do setor privado e diversas personalidades de inúmeros quadrantes.
A cimeira sobre a regionalização vai contar com sete painéis onde serão debatidos vários temas, como os Conceitos de Descentralização, Regionalização e Desconcentração, financiamento do desenvolvimento local, mecanismos e a subsidiariedade, bem como modelos de uma eventual regionalização em Cabo Verde, entre outros.
O executivo liderado por José Maria Neves pretende que os debates sejam «globais e plurais», sobre as políticas de desenvolvimento local e que se traduzam em soluções concretas para as necessidades dos munícipes.
A decisão para a realização desta cimeira foi tomada na reunião do Conselho de Ministros de 27 de novembro.
abola.pt