Cabo Verde participa com três atletas no Mundial Special Olympic em Berlim

20/06/2023 18:06 - Modificado em 20/06/2023 18:06

Cabo Verde participa no Campeonato do Mundo Special Olympic, prova exclusiva a atletas com deficiência intelectual, que arranca esta quarta-feira em Berlim, Alemanha, com três atletas nas modalidades de atletismo nas disciplinas dos 100 e 400 metros.

O chefe da missão cabo-verdiana neste Mundial Special Olympic, Rodrigo Bejarano, avançou à Inforpress que Cabo Verde está representado pelos atletas Valdir Silva, Eliane Furtado e Swely Semedo e que todos começam a competir esta quarta-feira em Berlim, por volta das 12:00 locais (09:00 em Cabo Verde).

A prova vai ser disputada de 21 a 24 deste mês, sendo certo que nestes jogos mais importante que os resultados, a organização privilegia a inclusão de todos os participantes.

Para Rodrigo Bejarano trata-se de uma “grande oportunidade para os jovens cabo-verdianos e staff fazerem parte deste evento internacional de desporto com a população com deficiência intelectual do mundo”.

A cerimónia de abertura do World Special Olympic realizou-se no domingo, pois a anteceder as provas desta quarta-feira, os participantes foram submetidos a consultas médicas grátis bem como a atribuição de óculos e medicamentos, numa iniciativa “Healthy Athletes”, além de participarem em actividades lúdicas e recreativas.

Atletas Saudáveis é referenciada como uma iniciativa da Special Olympics que oferece aos atletas acesso a exames de saúde, gratuitos e informações sobre saúde, além de uma atenção personalizada sobre o estado de saúde, aconselhamento e seguimento médico de cada participante.

O chefe da missão cabo-verdiana enalteceu os esforços dos parceiros institucionais internacionais como o Special Olympic Internacional e Africano, pois tornaram possível a presença de Cabo Verde neste evento mundial.

“Um agradecimento especial para nossa embaixadora institucional, a senhora primeira dama de Cabo Verde, Dra. Débora Marisa Carvalho, ao staff do Special Olympic Cabo Verde membros do comité executivo, as treinadoras (Ileida e Alexia) e familiares dos atletas em Praia e São Vicente e a nossa voluntária brasileira em Berlin, Manuela Bailão”, referiu Bejarano.

Liderada por Rodrigo Bejarano, a delegação cabo-verdiana conta com seis integrantes, dos quais três atletas da Praia e São Vicente, o médico Ernesto Ramos e uma outra dirigente.

Inforpress/Fim

Comente a notícia

Obrigatório

Publicidades
© 2012 - 2024: Notícias do Norte | Todos os direitos reservados.