O fluxo das lavas continua a diminuir, mas devido a orografia estão a fazer mais estragos e já penetraram no centro de Portela. O correspondente da RCV em Santa Catarina do Fogo, informava que já foram destruídas 12 casas na localidade da Portela e que o Hotel Pedra Braba está em risco. Este desfecho já tinha sido previsto de manhã pelo Professor Moniz que dizia:” a partir do momento em que as chamas alcançarem a casa do senhor Juvenal de Berta, todas as moradias do centro da Portela estarão em risco ”
No período da manhã havia três frentes de lava que se deslocavam entre 1 a 3 metros por hora, mas a frente que se aproximava da localidade de Portela deslocava-se com maior velocidade devido a orografia plana do local.
Sónia Silva informou que vão continuar fazer a monitorização da velocidade, mas que constataram que “ a velocidade aumenta em função da topografia “. E é isto que se verifica no terreno: diminuição da velocidade das lavas, mas mais estragos devido a orografia do terreno a entrada da zona da Portela.